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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Otros títulos : JÚLIAN DA SILVA GREGÓRIO
metadata.dc.creator: Gregório, Júlian da Silva
Vasques, Letícia Veiga
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo analisa as possibilidades metodológicas capazes de inserir o ensino da música na escola, devido ao fato da música estar presente no dia a dia da sociedade, podendo ser decisiva na vida de uma pessoa, e ajudar no desenvolvimento de habilidades e controles importantes. O estudo se justifica para obter um melhor entendimento sobre a utilização de estratégias musicais na Educação Infantil. O objetivo é construir novos conhecimentos que possam sustentar a adoção de estratégias musicais na educação no início do período de escolarização. Para tanto se utilizou de uma pesquisa teórica-bibliográfica, buscando em livros, artigos e sites relacionados ao assunto o embasamento teórico necessário ao estudo. A pesquisa esclareceu que a música pode ser mais uma estratégia a ser utilizada para facilitar o desenvolvimento da criança, quando utilizada corretamente, e estimular a socialização destas e promover um ambiente escolar tranquilo. A questão de a musicalização passar a ser utilizada como ferramenta pedagógica nas escolas envolve fatores como espaço, formação adequada e continuada de professores e alunos, disponibilidade de recursos matérias, dentre outros. A conclusão obtida foi a de que a conscientização sobre a importância da musicalização para formação do sujeito por parte de pais, professores e alunos é a forma mais efetiva para a implementação de uma legislação específica para a formação musical na educação infantil, evitando o acúmulo nas escolas de profissionais sem a capacitação específica.
Resumen : The present study analyzes the methodological possibilities capable of inserting the teaching of music in school, due to the fact that music is present in the daily life of society, and can be decisive in a person's life, and help in the development of important skills and controls. The study is justified to obtain a better understanding about the use of musical strategies in Early Childhood Education. The goal is to build new knowledge that can support the adoption of musical strategies in education at the beginning of the schooling period. For that, we used a theoretical-bibliographic research, searching in books, articles and sites related to the subject the theoretical background necessary for the study. The research clarified that music can be another strategy to be used to facilitate the child's development, when used correctly, and stimulate their socialization and promote a quiet school environment. The question of musicalization being used as a pedagogical tool in schools involves factors such as space, adequate and continuous training of teachers and students, availability of resources materials, among others. The conclusion reached was that awareness of the importance of musicalization for the formation of the subject by parents, teachers and students is the most effective way to implement specific legislation for musical education in children's education, avoiding the accumulation in the professional schools without specific training.
Palabras clave : Música
Educação infantil
Musicalização
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/445
Fecha de publicación : 14-may-2016
Aparece en las colecciones: 9º Congresso Pós-Graduação UNIS

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