Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/459
Tipo: Artigo de Evento
Título: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM INICIAL DO JOVEM TUBISTA NO ÂMBITO DO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Título(s) alternativo(s): GIAN MARCO MAYER DE AQUINO
Autor(es): Aquino, Gian Marco Mayer de
Vasques, Letícia Veiga
Resumo: Este trabalho analisa o início do processo de aprendizagem do jovem tubista no âmbito do ensino coletivo de instrumentos de sopros e percussão (ECISP), observando como se desenvolvem suas habilidades musicais e as comparando com os demais instrumentistas de sopros de seu grupo musical. Tal abordagem se deve ao fato de que, baseado em percepções e relatos de conceituados educadores do meio musical que atuam dentro deste universo, notou-se uma defasagem de desempenho musical do jovem tubista em relação aos demais instrumentistas nos grupos em que eles atuam. O propósito principal deste trabalho é investigar as razões que levam os jovens tubistas a apresentarem um desempenho musical inferior aos demais instrumentistas de sopro quando defrontados com desafios de repertório musical mais complexos, além de sugerir estratégias para evitar este descompasso entre os instrumentistas. Este propósito será alcançado a partir de revisão bibliográfica onde serão apresentadas informações teóricas que envolvam o assunto, além de alguns exemplos musicais, informações estas retiradas de publicações - livros, teses, partituras e artigos.
Abstract: This work analyzes the beginning of the learning process of the young tubista in the scope of the collective teaching of wind instruments and percussion (ECISP), observing how they develop their musical abilities and comparing them with the other wind instrument players of their musical group. This approach is due to the fact that, based on the perceptions and reports of respected educators of the musical environment that operate within this universe, there was a lack of musical performance of the young tubista in relation to the other instrumentalists in the groups in which they work. The main purpose of this work is to investigate the reasons that lead the young tubistas to present a musical performance inferior to the other wind instrumentalists when faced with more complex musical repertoire challenges, besides suggesting strategies to avoid this mismatch between the instrumentalists. This purpose will be reached based on a bibliographical review where theoretical information will be presented, as well as some musical examples, information extracted from publications - books, theses, scores and articles.
Palavras-chave: Tuba
Ensino Coletivo de Instrumentos
Banda de Música
Prática Deliberada
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/459
Data do documento: 14-Mai-2016
Aparece nas coleções:9º Congresso Pós-Graduação UNIS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.