Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/466
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : ANDRAGOGIA: pressupostos da metodologia no ensino superior
Otros títulos : RENAN BARROS DO VALLE
metadata.dc.creator: Valle, Renan Barros do
Vasques, Letícia Veiga
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa os pressupostos dos processos andragógicos como metodologia de ensino visando atender o público de ensino superior, buscando entender como se dá a implementação e fundamentação da andragogia com o público atendido nessa etapa de formação. Através da andragogia a passagem da adolescência a fase adulta e colaboração do método de ensino para o novo educar auxiliam os indivíduos que pleiteiam uma formação superior, outra forma é o melhor educar ou formar daqueles que retomam o ensino superior que cada vez mais é comum o que também pode ser chamada formação continuada. Tal abordagem é devida ao fato de que a formação superior não mais abrange somente aos recém egressantes do ensino médio, que perpassam pela adolescência a fase adulta, mas também o retorno e continuação na formação de indivíduos já graduados de longa data, através dessa percepção então a forma com que didaticamente é aplicada e inserida tal formação deve ser pensada não somente para estes recém egressantes, todavia, a estes que retomam também. O propósito desta pesquisa foi delimitar os conceitos andragógicos e explicitar suas formas de aplicação e relação com o ensino superior tendo em conta os objetivos pretendidos de uma metodologia alternativa de ensino. Assim por meio das releituras foi possível demonstrar que a andragogia é sem sombra de dúvidas uma ferramenta de ensino e método ou abordagem de sucesso frente as novas necessidades demonstradas na atualidade de ensino.
Resumen : This work analyzes the assumptions of andragogic processes as a teaching methodology aimed at attending the higher education public, seeking to understand how the implementation and foundation of andragogy with the public attended in this stage of formation. Through andragogy the passage from adolescence to adulthood and collaboration of the method of teaching to the new educate assist individuals who seek higher education, another way is to better educate or train those who return to higher education which is increasingly common which can also be called continuing education. Such an approach is due to the fact that higher education no longer only covers the recently graduated high school students who go through adolescence into adulthood, but also the return and continuation in the formation of longstanding graduates through this perception the form with which it is applied and inserted in a didactic way must be thought not only for the newcomer, but also for the newcomer. The purpose of this research was to delimit the andragógica concepts and to explain their forms of application and relation with the higher education taking into account the intended objectives of an alternative teaching methodology. Thus, through the re-readings, it was possible to demonstrate that andragogy is undoubtedly a teaching tool and method or a successful approach to the new needs demonstrated in today's teaching.
Palabras clave : Andragogia
Metodologias
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/466
Fecha de publicación : 14-may-2016
Aparece en las colecciones: 9º Congresso Pós-Graduação UNIS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRAGOGIA pressupostos da metodologia no ensino superior.pdf415,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.