Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/502
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE DEPARTAMENTO PESSOAL E A RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE DA EMPRESA
Título(s) alternativo(s): RAÍSSA CRISTIANE DA SILVA BRÓGIO
Autor(es): Brógio, Raíssa Cristiane da Silva
Mello, Ricardo Bernardes de
Resumo: O sucesso organizacional está cada vez mais dependente do conhecimento, da criatividade, da motivação e do engajamento da equipe que a compõe. O sucesso da equipe, por sua vez, cada vez mais depende de oportunidades de aprendizado e de um ambiente que contribua ao pleno desenvolvimento de suas habilidades. Este artigo visa evidenciar a importância do profissional de departamento pessoal (DP) dentro das organizações bem como analisar a relação existente entre este profissional e a área contábil, fortalecendo a relação entre essas duas áreas e colaborando para um ambiente organizacional mais favorável ao pleno desenvolvimento da empresa e dos profissionais. O estudo foi feito através de pesquisa bibliográfica e o objetivo principal é conscientizar os empregadores acerca das vantagens em se contratar profissionais de departamento pessoal como forma de se resguardar de possíveis processos trabalhistas e ainda como medida preventiva a multas por fiscais da justiça do trabalho, além de otimizar os processos da empresa relativos a rotina de pessoal. Outra vertente abordada no artigo é a relação de parceria que deve existir entre o DP e a área contábil, deixando de lado velhos paradigmas, como o de acreditar que os contadores são os reais executores e os profissionais do departamento pessoal meros conferentes do serviço executado.
Abstract: The organizational success is increasingly dependent on knowledge, creativity, motivation and team engagement that compose it. The team's success, in turn, increasingly depends on learning opportunities and an environment that contributes to the full development of their abilities. This article aims to highlight the importance of professional personnel department (PD) within organizations and to examine the relationship between the professional and accounting, strengthening the relationship between these two areas and contributing to a more favorable organizational environment to the full development of business and professionals. The study was done through literature and the main goal is to educate employers about the benefits of hiring professional personnel department as a way to guard against possible lawsuits and also as a preventive measure to fines for tax justice work as well optimize business processes for personal routine. Another aspect discussed in the article is the partnership that must exist between the PD and accounting, leaving the old side paradigms like to believe that accountants are the real performers and professional personnel department mere lecturers run service.
Palavras-chave: Departamento Pessoal
DP
Contabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/502
Data do documento: 14-Mai-2016
Aparece nas coleções:9º Congresso Pós-Graduação UNIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE DEPARTAMENTO PESSOAL E A RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE DA EMPRESA.pdf353,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.