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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : LETRAMENTO E INCLUSÃO: Letramento e Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual
Otros títulos : ELIANA SECCI LUIZ
metadata.dc.creator: Luiz, Eliana Secci
Vasques, Letícia Veiga
metadata.dc.description.resumo: O estudo discute a alfabetização e letramento das crianças com necessidades especiais (deficiência intelectual) e a importância social do letramento nos dias atuais. Sabe-se que na atualidade não basta só saber ler e escrever decodificando os símbolos. O domínio do alfabeto não é mais suficiente para a formação de leitores críticos, é preciso ir além disso. O aluno precisa ser letrado, crítico. Cabem reflexões sobre a alfabetização na atualidade e as práticas socioconstrutivistas. São discutidas a alfabetização e letramento das crianças com necessidades especiais (deficiência intelectual). Faz ainda reflexões acerca da necessidade de repensar os paradigmas na educação, nos estabelecimentos de ensino e a legitimação de padrões que definem o que é aprendizagem, alfabetização, letramento, paralisia cerebral, inclusão e normalidade. Este artigo se propõe a examinar a questão da diferença, repensando as práticas educacionais e a proposta de letramento dentro da inclusão escolar. Trata ainda da importância do letramento nas classes com alunos portadores de necessidades especiais e sua inclusão no ensino regular. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, permitindo pensar nas diferenças humanas e nas capacidades do indivíduo dentro da sua individualidade.
Resumen : The study discusses literacy of children with special needs (intellectual disability) and social importance of literacy today. We know - that today it is not enough just to read and write decoding the symbols. The alphabet domain is no longer sufficient for the formation of critical readers, it must go further. Students need to be literate, critical. Fit reflections on literacy today and socioconstrutivistas practices. They are discussed literacy of children with special needs (intellectual disability). There are still reflections on the need to rethink the paradigms in education, in schools and the legitimacy of standards that define what is learning, literacy, cerebral palsy, inclusion and normality. This article proposes to examine the question of difference, rethinking the educational practices and the proposal of literacy within the school inclusion. It is also of the importance of literacy in classes with students with special needs and their inclusion in mainstream education. It was developed through bibliographic research, allowing think about human differences and the abilities of the individual with in your individuality.
Palabras clave : Alfabetização
Inclusão
Paralisia Cerebral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/504
Fecha de publicación : 14-may-2016
Aparece en las colecciones: 9º Congresso Pós-Graduação UNIS

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