Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/507
Tipo: Artigo de Evento
Título: MELHORIAS NO PROCESSO INDUSTRIAL UTILIZANDO CONCEITOS DE LEAN MANUFACTURING: relato de experiência em uma empresa do setor automobilístico
Título(s) alternativo(s): SIMÃO CIRINEU DE REZENDE
Autor(es): Rezende, Simão Cirineu de
Cruz, Sarah Aparecida da
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a importância de ferramentas relacionadas com a manufatura enxuta na gestão de um processo produtivo como diferencial competitivo para as organizações, pois processos enxutos podem ser a solução para que empresas ganhem competitividade, internalizando processos de uma forma mais eficiente. É uma nova tendência, que busca ter suporte no Lean Manufacturing que é uma metodologia de gestão focada no corte do desperdício, onde se tem ganho direto na qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, as novas tendências para gestão de processos produtivos mostraram-se necessárias para o aumento da vantagem competitiva. Este artigo apresenta, por meio de revisão bibliográfica e um estudo de caso realizado em uma empresa do segmento automobilístico, uma discussão sobre a importância da administração eficiente de processos de manufatura. Através desse estudo foi possível analisar e compreender melhor que os conceitos relacionados com a produção enxuta fazem com que as organizações possam melhorar a gestão de seus processos produtivos alcançando uma redução no tempo entre o pedido e a entrega, com uma produção mais flexível com maior qualidade, a um custo mais baixo.
Abstract: The objective of this paper is to analyze the importance of tools related to lean manufacturing in managing a production process as a competitive advantage for organizations because lean processes can be the solution for companies to gain competitiveness, internalizing processes more efficiently. It is a new trend, which seeks to have support in Lean Manufacturing that is a management methodology focused on cutting waste, where it has gained through the quality of products and services. Thus, the new trends for management processes shown to be necessary for increased competitive advantage. This article presents, through literature review and a case study of a company in the automotive sector, a discussion of the importance of efficient management of manufacturing processes. Through this study, we analyze and better understand the concepts related to the lean production mean that organizations can improve the management of their production processes achieving a reduction in the time between order and delivery, with a more flexible production with higher quality at a lower cost.
Palavras-chave: Manufatura enxuta
Desperdício
Vantagem Competitiva
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/507
Data do documento: 14-Mai-2016
Aparece nas coleções:9º Congresso Pós-Graduação UNIS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.