Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/546
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR
Otros títulos : THAINÁ CRISTINA NOGUEIRA
metadata.dc.creator: Nogueira, Thainá Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Scheilla Guimarães de
metadata.dc.description.resumo: O Autismo é um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro que podem ocorrer durante a gestação ou logo após o nascimento. A inclusão de alunos com tal transtorno em escolas vem sendo muito discutido, pois há um grande preconceito em relação a essas. O autismo é considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento, caracterizado por uma interiorização intensa. Além da recusa de manter contato com outras pessoas, a criança autista apresenta diversas anormalidades de linguagem e de movimentos físicos, isso a leva fazer parte do grupo de pessoas que possuem esse distúrbio, tendo o direito amparado por Lei à educação especial e inclusiva nas escolas de ensino regular. Embora a presença do autista ainda seja rara nas escolas, é importante que os profissionais da educação tenham conhecimento dos sintomas característicos desse distúrbio e busque uma adaptação no currículo escolar para trabalharem o desenvolvimento destas crianças para assim, serem inseridas na sociedade. A metodologia aplicada a presente monografia é a bibliográfica, que abrange a leitura, a análise e a interpretação de livros, artigos e documentos. A pesquisa dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final. O objetivo principal da monografia é a investigação se há alunos autistas em escolas regulares. Ao final da pesquisa, chega-se ao resultado de que a inclusão de alunos autistas é um direito por lei, porém não é consolidado devido à falta de profissionais capacitados e a insegurança das escolas ao aceitar esse desafio.
Resumen : Autism is a complex group of disorders of brain development that can occur during pregnancy or shortly after birth. The inclusion of students with such disorder in schools has been much discussed, as there is a great prejudice against these. Autism is considered a Global Developmental Disorder, characterized by a reflection. In addition to the refusal to maintain contact with other people, the autistic child has several abnormalities of language and physical movements, that takes part of the Group of people who have this disorder, having the right supported by special and inclusive education Law in regular schools. Although the presence of autism is still rare in schools, it is important that the education professionals are aware of the characteristic symptoms of this disorder and search for an adaptation in the school curriculum to work the development of these children to be inserted in society. The methodology applied to this monograph is the literature covering reading, analysis and interpretation of books, articles and documents. The research supports all phases of any type of research, since it assists in the definition of the problem, in the determination of goals, building hypotheses, in the grounds of justification of the choice of subject and the preparation of the final report. The main objective of the monograph is the investigation if there are autistic students in regular schools. At the end of the survey, the result of the inclusion of autistic students is a right by law, but is not consolidated due to lack of skilled professionals and the insecurity of schools to accept this challenge.
Palabras clave : Autismo
Inclusão
Ensino regular
Capacitação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/546
Fecha de publicación : 14-jul-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thaina monografia 2017corrigida de novo (1) (1).pdf341,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.