Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/549
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO EMOCIONAL: pressupostos para pensar a escola, pensar a sociedade sob a perspectiva da inteligência emocional
Título(s) alternativo(s): ROSIMARA GOMES DA SILVA
Autor(es): Silva, Rosimara Gomes da
Primeiro Orientador: Machado, Humberta Porto Gomes
Resumo: A educação é a esperança de transformação de uma sociedade, e a principal arma de desenvolvimento do ser humano. Partindo do pressuposto de uma sociedade emocionalmente instável, enraizada na técnica e que ignora as dimensões emocionais do indivíduo e um acentuado desequilíbrio entre razão e emoção, a educação emocional aplicada na escola, pressupõe uma ferramenta necessária para a formação integral do aluno. Um passo importante para a solução dos problemas que assolam a humanidade seria reconhecer e dominar os próprios sentimentos e enxergar o outro. O objetivo deste artigo é apresentar pressupostos para pensar a escola a sociedade sob a perspectiva da inteligência emocional. E a adoção de métodos e estratégias para as instituições educacionais desenvolverem nos alunos aptidões emocionais. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, centrada nas obras de Daniel Goleman, e Howard Gardner, com contribuições de Edgar Morin, Rui Canário e a teoria de Henri Wallon. A análise demonstrou que elevar as competências emocionais como: autoconsciência, autocontrole e empatia, possibilitará ao educando saber lidar com sentimentos de raiva, frustração, medo e outras emoções perturbadoras e aflitivas, presentes no cotidiano e contribuirá para à aprendizagem na escola e, consequentemente, para uma cultura de paz na sociedade.
Abstract: Education is the hope of transformation of a society, and the main weapon of development of the human being. Based on the assumption of an emotionally unstable society, rooted in technique and ignoring the emotional dimensions of the individual and a marked imbalance between reason and emotion, the emotional education applied at school presupposes a necessary tool for the integral formation of the student. An important step towards the solution of the problems facing humanity would recognize and master their own feelings and understand the other. The purpose of this article is to present assumptions to think about school and society from the perspective of emotional intelligence. And the adoption of methods and strategies for educational institutions to develop emotional aptitudes in students. The methodology used was the bibliographical research, centered on the works of Daniel Goleman, and Howard Gardner, with contributions of Edgar Morin, Rui Canário and the theory of Henri Wallon. The analysis showed that raising emotional competences such as: self-awareness, self-control and empathy will enable the learner to deal with feelings of anger, frustration, fear and other disturbing and distressing emotions present in everyday’s life contribute to school learning and, consequently, a culture of peace in society.
Palavras-chave: Educação
Sociedade
Educação emocional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/549
Data do documento: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Rosimara.pdf87,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.