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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO USO DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPARADO AO USO DE GASOLINA EM VEÍCULOS AUTOMOTORES
Otros títulos : CLAITON RODRIGUES DE OLIVEIRA
metadata.dc.creator: Oliveira, Claiton Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Thiago Luís Nogueira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho faz a comparação da utilização de dois tipos de combustíveis (gás natural e gasolina) nos veículos automotores. Tal abordagem se dá ao fator econômico, pois, diante de oscilações constantes nos preços dos combustíveis, e o gás natural seria uma ótima alternativa para a substituição da gasolina. O objetivo desta pesquisa é demostrar as vantagens e desvantagens dessa conversão, levando ao usuário à um posicionamento sobre o assunto, a uma possível conversão futura. Este propósito será conseguido a partir da pesquisa comparativa de ambos os combustíveis, serão avaliados aspectos técnicos, econômicos, ambiental, funcionamento do motor e desgaste, evidenciando assim os pontos positivos e os pontos negativos referente a alteração. Além da pesquisa teórica, haverá apresentação de dados reais disponibilizados por empresas responsáveis por esse tipo de conversão nos veículos automotores. A princípio, tal substituição poderá ser benéfica, pois é um combustível com um preço abaixo da gasolina, menor consumo por quilômetro rodado e apresenta uma menor taxa de emissão de poluentes comparado a gasolina.
Resumen : This work compares the use of two types of fuels (natural gas and gasoline) in motor vehicles. Such an approach is given to the economic factor, because, given constant fluctuations in fuel prices, and natural gas would be a great alternative for the replacement of gasoline. The objective of this research is to demonstrate the advantages and disadvantages of this conversion, leading the user to a position on the subject, to a possible future conversion. This purpose will be obtained from the comparative research of both fuels, will be evaluated technical, economic, environmental, engine running and wear, thus showing the positives and negatives concerning the change. In addition to the theoretical research, there will be presentation of real data provided by companies responsible for this type of conversion in automotive vehicles. At first, such substitution could be beneficial, as it is a fuel with a price below gasoline, lower consumption per kilometer rotated and presents a lower emission rate of pollutants compared to gasoline.
Palabras clave : Combustíveis
Comparação
Gás natural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/571
Fecha de publicación : 1-dic-2018
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica



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