Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/613
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO: diálogo e interação no ensino e aprendizagem
Other Titles: DANIELLA CRISTINA VENÂNCIO
metadata.dc.creator: Venâncio, Daniella Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Scheilla Guimarães de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve a importância da relação entre professor e aluno, tema frequente no contexto escolar. Tal abordagem se faz necessária para a adaptação e interação no processo de ensino aprendizagem, considerando-se que a troca de experiências no ensinar e no aprender é um desafio presente no processo de formação pessoal e social do aluno. Este estudo tem como objetivo mostrar a importância do professor em sala de aula, utilizando procedimentos de interação educacional, aperfeiçoando o ensino, buscando afetividade, e transformando seus alunos em indivíduos que saibam participar ativamente da formação e desenvolvimento social, seja em seu convívio afetivo ou educacional. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. A pesquisa demonstrou que quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo e da interação como uma postura necessária em suas aulas, maiores avanços conquistará em relação aos seus alunos, articulando novas experiências dos mesmos com o restante do mundo, levando-os sempre a refletir, sobre tudo ao seu redor. Com isto o docente estará assumindo um papel mais humanizado em suas práticas.
Abstract: This paper describes the importance of the relationship between teacher and student, a frequent theme in the school context. Such an approach is necessary for the adaptation and interaction in the teaching-learning process, considering that the exchange of experiences in teaching and learning is a present challenge in the process of personal and social formation of the student. This study aims to show the importance of teachers in the classroom, using educational interaction procedures, improving teaching, seeking affection, and transforming their students into individuals who know how to participate actively in social formation and development, whether in their affective or educational. The methodology used was a bibliographic review. The research demonstrated that the more the teacher understands the dimension of dialogue and interaction as a necessary posture in his classes, the more advances he will gain in relation to his students, articulating new experiences of them with the rest of the world, always leading them to reflect , about everything around you. With this the teacher will be assuming a more humanized role in their practices.
Keywords: Desenvolvimento
Afetividade
Conhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/613
Issue Date: 14-Jul-2018
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniella.pdf111,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.