Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/65
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A TRANSPOSIÇÃO DO LETRAMENTO PARA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: novas metodologias para a prática pedagógica Varginha 2017
Otros títulos : KAROLINE FÁTIMA SANTOS
metadata.dc.creator: Santos, Karoline Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Vânia de Fátima Flores
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa a evolução do conceito de letramento e o relaciona com o conceito de pedagogia dos multiletramentos. Com o objetivo de descrever sobre essa evolução e de identificar as metodologias que mais se adequam ao contexto atual, a pesquisa está estruturada de forma a apresentar estudos que contribuem com o entendimento de conceitos importantes para a prática pedagógica voltada para a leitura e escrita e proporciona aos docentes um esboço de como se buscar uma atuação que atenda aos desafios deste contexto. A pesquisa se justifica por oportunizar aos docentes, sugestões para o aprimoramento das atividades educativas, aprofundando o estudo sobre letramento e multiletramentos e sua importância para transformação das atividades de leitura e escrita em sala de aula, apontando os novos desafios que emergem desse contexto com o uso das metodologias ativas. Este propósito será alcançado mediante estudo bibliográfico a respeito do tema pesquisado. A pesquisa demonstrou a necessidade de utilização de novas metodologias para atender às demandas do contexto atual e que as metodologias ativas, principalmente aquelas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação são eficazes por contemplarem os textos multimodais, tão presentes na nossa sociedade. Neste contexto, os termos letramento, multiletramentos e metodologias ativas serão estudados e analisados, servindo como suporte teórico para a elaboração de atividades significativas em sala de aula.
Resumen : This work analyzes the evolution of the concept of literacy and relates it to the concept of pedagogy of multilearning. With the objective to describe this evolution and to identify the methodologies more suit the current context, the research is structured in order to present studies that contribute to the understanding of important concepts for the pedagogical practice aimed at reading and writing and provides to teachers an outline of how to seek an action that meets the challenges of this context. The research is justified by providing opportunities for teachers, suggestions for the improvement of educational activities, deepening the study on literacy and multilearning and your importance for the transformation of reading and writing activities in the classroom, pointing out the new challenges that emerge from this context with the use of active methodologies. This purpose will be achieved through a bibliographical study regarding the researched topic. The research demonstrated the need to use new methodologies to meet the demands of the current context and that active methodologies, especially those using digital information and communication technologies, are effective because they contemplate the multimodal texts that are so present in our society. In this context, the terms literacy, multilearning and active methodologies will be studied and analyzed, serving as theoretical support for the elaboration of meaningful activities in the classroom.
Palabras clave : Letramento
Metodologias
Pedagogia dos multiletramentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/65
Fecha de publicación : 18-jun-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Karoline 6 Final.pdf414,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.