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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DA ABSORÇÃO DE ÁGUA EM CONCRETOS CONVENCIONAIS E EM CONCRETOS PRODUZIDOS COM ADITIVOS HIDROFUGANTES: Levantamento de informações pela ótica dos mecanismos de transporte no concreto
Other Titles: ZILTON FABIANO DE MIRANDA JUNIOR
metadata.dc.creator: Miranda Júnior, Zilton Fabiano de
metadata.dc.contributor.advisor1: Franklin Júnior, Ivan
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar estudos em concretos convencionais e em concretos com aditivos impermeabilizantes que atuam por hidrofugação, observando a capacidade de transporte de fluidos para o interior dos concretos através da absorção por capilaridade, a fim de entender seu comportamento microestrutural, pois além de interferir na durabilidade das estruturas, a absorção é um dos mecanismos de transporte de massa de maior ocorrência. Foram analisados três tipos distintos de concretos, com teores de argamassa seca de aproximadamente α ≅ 46,5%, α ≅ 50% e α ≅ 53,5%; e fixadas as relações de água/cimento e o consumo de cimento para os diferentes concretos analisados, a fim de se obter parâmetros comparativos confiáveis. Posteriormente foram caracterizados os materiais componentes e produzidos os concretos em laboratório. Após a moldagem e cura dos corposde- prova dos diferentes concretos produzidos, foram realizados ensaios de resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e absorção de água por capilaridade, seguindo os parâmetros estabelecidos por norma. Os resultados, para as idades analisadas, apontaram que os concretos, de uma maneira geral, apresentaram uma altura de infiltração acima dos limites de cobrimento estabelecidos por norma, sendo necessária uma verificação mais aprofundada em cada caso, principalmente de elementos enterrados ou em contato com o solo, a fim de se obter concretos com características de menor permeabilidade e consequentemente mais duráveis. Outro ponto observado foi que os aditivos utilizados no estudo causaram interferências negativas nos concretos, afetando suas resistências mecânicas, onde essas apresentaram redução em comparação com os concretos que foram moldados sem o uso de aditivos. A aplicação de hidrófugos de massa, principalmente em concretos para fins estruturais, mostrou-se inviável em um primeiro momento, sendo recomendados estudos mais aprofundados para entendimento, pela ótica microestrutural, de sua interação com os concretos.
Abstract: The objective of this work was to study concrete and concrete with waterproofing additives that act by waterproofing, observing the ability of fluid transport to the interior of the concrete through the absorption by capillarity, in order to understand its microstructural behavior to interfere in the durability of structures, absorption is one of the most frequent mass transport mechanisms. Three different types of concretes were analyzed, with dry mortar contents of approximately α ≅ 46.5%, α ≅ 50% and α ≅ 53.5%; and fix the water / cement ratios and the cement consumption for the different concretes analyzed, in order to obtain reliable comparative parameters. Subsequently, the materials were characterized and the concretes produced in the laboratory. After the molding and curing of the specimens of the different concretes produced, tests of compressive strength, tensile strength by diametrical compression and water absorption by capillarity were carried out, following the parameters established by norm. The results, for the analyzed ages, indicated that the concretes, in general, presented a height of infiltration above the limits of cover established by norm, being necessary a more in depth verification in each case, mainly of elements buried or in contact with the soil, in order to obtain concretes with characteristics of lower permeability and consequently more durable. Another point observed was that the additives used in the study caused negative interferences in the concretes, affecting their mechanical strengths, where these presented reduction in comparison with the concretes that were molded without the use of additives. The application of mass hydrophobics, especially in concrete for structural purposes, was not feasible at first, and further studies are recommended to understand, from the microstructural point of view, its interaction with concrete.
Keywords: Absorção por Capilaridade
Mecanismos de Transporte de massa no concreto
Resistência mecânica
Coeficiente de capilaridade
Impermeabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/699
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:Engenharia Civil

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