Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/746
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LÓGICA FUZZY APLICADA NA CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA POR BANCO DE CAPACITORES
Título(s) alternativo(s): LUIZ GUILHERME LEMES
Autor(es): Lemes, Luiz Guilherme
Primeiro Orientador: Ferroni, Eduardo Henrique
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata de um mecanismo para o gerenciamento da potência reativa de um sistema elétrico trifásico, utilizando o conceito de controle de fator de potência como uma função dinâmica a ser compensada através da lógica fuzzy. A proposta baseia-se no desenvolvimento de controladores fuzzy, por meio de modelagem e simulação computacional capaz de efetuar a compensação automática do fator de potência indutivo de um sistema por meio da seleção de um número específico de capacitores previamente escalonado. Visando atender aos requisitos normativos vigentes, o software de controle fuzzy projetado apresentou um desempenho satisfatório para um intervalo representativo de entradas de fator de potência e potência reativa variados no sistema.
Abstract: This course conclusion work approach a mechanism for managing reactive power of a three-phase electrical system, using the concept of power factor control as a dynamic function to be compensated by fuzzy logic. The proposal is based on the development of fuzzy controllers, through computer modeling and simulation can make the automatic compensation of the inductive power factor of a system by selecting a specific number of previously scaled capacitors. To meet the current regulatory requirements, the designed fuzzy control software presented a satisfactory performance for a representative range of power factor inputs and varying reactive power in the system.
Palavras-chave: Fator de potência
Lógica fuzzy
Capacitores
Potência reativa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/746
Data do documento: 5-Dez-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Guilherme Lemes_07.11.2016.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.