Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/749
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : ANÁLISE DOS ASPECTOS REFERENTES À PERCEPÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE PRODUÇÃO
Otros títulos : RAFAEL VILLEFORT CAMPOS JORDÃO REIS
metadata.dc.creator: Reis, Rafael Villefort Campos Jordão
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Josué Alexandre
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, a dinâmica do mundo globalizado faz surgir uma nova demanda para profissionais de todas as áreas, e na Engenharia não poderia ser diferente. Devido à facilidade de encontrar uma vasta gama de conteúdo teórico-técnico na Internet, a sociedade está procurando mais indivíduos com o pensar de Engenharia, ou seja, profissionais que utilizam o poder da criatividade para solucionar os problemas que lhe são apresentados. Logo, o problema encontra-se em conciliar uma metodologia de ensino adequada a uma nova geração de estudantes, onde este último torna-se um componente ativo do processo de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho visa mostrar a importância do desenvolvimento criativo durante o curso de Engenharia. Para tanto, foram estudados dois métodos de ensino que buscam utilizar da resolução de problemas para desenvolver um pensamento criador, o PBL (Problem-Based Learning) ou ABP (Aprendizado Baseado em Problemas) e o TRIZ (Teoria para Resolução de Problemas Criativos). Posterior à fundamentação teórica aplicou-se um questionário ao corpo discente da Instituição de Ensino dos cursos de Engenharia Elétrica e de Produção a fim de obter-se a percepção dos envolvidos neste tipo de aprendizado, além de buscar perceber, através da utilização dos métodos acima citados, que é possível que o estudante finalize o curso conhecendo práticas de pensamentos inventivos que são capazes de funcionar como um ponto de partida para processos de projeto de sistemas de controle e de design thinking. Em posse das respostas dos 134 alunos participantes foi possível plotar gráficos que evidenciaram um profundo enraizamento cultural de que a criatividade é um dom ou talento. Também foi verificado que a utilização de Metodologias Ativas vem sendo algo constante, mas que necessita de atenção para melhorias em alguns pontos. Além destes pontos, também se percebeu que os alunos têm ciência que aplicação destas Metodologias Ativas acarreta em maior responsabilidade e maturidade por parte deles, mas que também torna o ensino mais atrativo. Portanto, é possível concluir que a criatividade é um pilar fundamental para a Engenharia, devendo desenvolvida pelos estudantes, afinal, se todos os problemas pudessem ser resolvidos pelo método mais simples ou mais fácil, não seriam necessários Engenheiros na sociedade para solucionar seus problemas.
Resumen : Currently the dynamics of the globalized world has given rise to a new demand for professionals in all areas and in Engineering is no different. Due to the ease of finding a wide range of theoretical and technical content on the Internet, society is looking for more people to think of Engineering, ie professionals who use the power of creativity to solve problems that are presented. Therefore, the problem lies in reconciling an appropriate teaching methodology to a new generation of students, where the latter becomes an active component of the learning process. Thus, this work aims to show the importance of the creative development during the course of Engineering. For this, was studied two teaching methods that seek to use problem solving to develop a creative thought, the PBL (Problem-Based Learning) and TRIZ (Theory Troubleshooting Creatives). After the theoretical foundation closed questionnaire was conducted in order to obtain the perception of the students involved in this type of learning, as well as seeking to realize through the use of the tools mentioned above it is possible that the students finish the course knowing inventive thoughts methods they are able to function as a starting point for the control system design process and design new products and services. With the responses of the 134 participants, it was possible to draw graphs that showed a deep cultural rootedness that creativity is a gift or talent. It was also verified that the use of Active Methodologies has been something constant, but that needs attention for improvements in some points. In addition to these points, it was also noticed that students are aware that the application of these Active Methodologies entails greater responsibility and maturity on their part, but also makes teaching more attractive. Therefore, it is possible to conclude that creativity is a fundamental pillar for Engineering and should be developed by students, after all, if all problems could be solved by the simplest or easiest method, it would not be necessary Engineers in society to solve their problems.
Palabras clave : Criatividade
Solução de problemas
Ensino
Pensamento criador
Aprendizado Baseado em Problemas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/749
Fecha de publicación : 7-dic-2016
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Versão Final - TCC.pdf939,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.