Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/759
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SEIS SIGMA E AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS
Other Titles: BRUNO STÉFANO DE SOUSA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Bruno Stéfano de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Marco Antônio Lopes
metadata.dc.description.resumo: A melhoria da qualidade em função do aumento da competitividade nas empresas vem se tornando uma realidade evidente para aqueles que desejam continuar atuantes no mercado de trabalho. Para que isto ocorra, abordagens como o Seis Sigma, que trazem como proposta a melhoria da qualidade visando o atendimento destes objetivos, encontram nestes ambientes as condições propícias para sua utilização. No entanto o que se observa é uma supervalorização desta abordagem de melhoria da qualidade como forma de eliminação das barreiras que impedem o aumento da competitividade. Este fato pode ser evidenciado com base na propaganda de seu sucesso de aplicação em empresas de grande porte e com alto nível de maturidade destas, que possuem condições de sanar seus problemas através de qualquer metodologia comprovada, mas que não produzem o mesmo efeito em empresas com menor compreensão de seus processos, que constituem a grande maioria que busca em uma abordagem como Seis Sigma, a solução para seus problemas, seja de processo, seja organizacionais. Este trabalho tem como proposta a pesquisa e análise das dificuldades de implementação do programa Seis Sigma na indústria brasileira, levando em consideração as relações entre a cultura organizacional e o método, e para que a implantação ocorra de forma positiva é necessário uma grande mudança cultural de todos os envolvidos.
Abstract: Quality improvement due to increased competitiveness in companies has become a clear reality for those who wish to remain active in the labor market. For this to happen, approaches such as Six Sigma, which propose the improvement of quality in order to meet these objectives, find in these environments the conditions conducive to their use. However, what is observed is an overvaluation of this quality improvement approach as a way of eliminating the barriers that impede the increase of competitiveness. This fact can be evidenced based on the advertisement of its successful application in large companies with high level of maturity of these, that are able to solve their problems through any proven methodology, but that do not produce the same effect in companies with less understanding of their processes, which constitute the vast majority that seeks an approach such as Six Sigma, the solution to their problems, whether process or organizational. This work has as proposal the research and analysis of the difficulties of implementing the Six Sigma program in the Brazilian industry, taking into account the relations between the organizational culture and the method, and for the implantation to take place in a positive way it is necessary a great cultural change of all involved.
Keywords: Seis Sigma
Programa de Qualidade
Cultura Organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/759
Issue Date: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Stéfano de Souza Silva.pdf13,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.