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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSTA DE REABILITAÇÃO ARQUITETÔNICA DO MERCADO DE PARAGUAÇU COMO INSTRUMENTO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA PARA ÁREA CENTRAL DA CIDADE
Título(s) alternativo(s): ANA GUIOMAR PASSOS PEREIRA
Autor(es): Pereira, Ana Guiomar Passos
Primeiro Orientador: Veloso, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste no desenvolvimento de um projeto de reabilitação arquitetônica do Mercado de Paraguaçu-MG, e na requalificação da área do seu entorno. Fundamenta-se em estudos a respeito de como o Mercado público está, na maioria das vezes, vinculado ao bom funcionamento do espaço urbano. Atento a este fato, a pesquisa visa levantar reflexões sobre as alterações ocorridas na sociedade no que tange à maneira de consumir; e como os centros comerciais causaram impacto nas cidades durante as últimas décadas. A pesquisa visa identificar quais os fatores econômicos, sociais e culturais que estão relacionados às intervenções urbanas nos centros urbanos e quais as consequências para a cidade e sua população. Devido à falta de locais no Centro da cidade dedicados aos aspectos culturais, de lazer e entretenimento, a requalificação do espaço urbano pode servir como um equipamento integrador entre as pessoas, de valorização das tradições e principalmente, local de novos usos, com horários diversos para fruição democrática do espaço. Compreende-se que diante da diversidade de interesses, há que se pautar pelo cuidado e senso crítico, para não se equivocar em prioridades que beneficiem somente alguns interesses, como o econômico, deixando de lado a questão cultural e social do uso da espacialidade pelos habitantes da cidade. A proposta final é um espaço urbano que promova as relações urbanas e socioculturais da cidade a partir da movimentação do comércio, da cultura e das tradições locais.
Abstract: This course completion work consists of the development of an architectural rehabilitation project in the Paraguaçu-MG market, and in the requalification of the area around it. It is based on studies about how the public market is, in most cases, linked to the good functioning of the urban space. Attention to this fact, the research aims to raise reflections on the changes occurred in the society regarding the way to consume; and how shopping centers have impacted cities in recent decades. The research aims to identify the economic, social and cultural factors that are related to urban interventions in urban centers and what the consequences for the city and its population. Due to the lack of places in the city center dedicated to cultural, leisure and entertainment aspects, the requalification of the urban space can serve as an integrating equipment among the people, of valuing the traditions and especially, a place of new uses, with different schedules for the democratic enjoyment of space. It is understood that faced with the diversity of interests, one must be guided by the care and critical sense, so as not to err in priorities that benefit only certain interests, such as the economic, leaving aside the cultural and social issue of the use of spatiality by the inhabitants of the city. The final proposal is an urban space that promotes urban and socio-cultural relations of the city through the movement of commerce, culture and local traditions.
Palavras-chave: Espaço público
Mercado
Cultura
Tradição
Reabilitação
Requalificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/829
Data do documento: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



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