Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/846
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO: Uma Nova Escola Pública
Título(s) alternativo(s): LUCYENNE SANTOS PEREIRA
Autor(es): Pereira, Lucyenne Santos
Primeiro Orientador: Silva, Aline Beatrís Skowronski da
Resumo: Este trabalho trata da construção de um centro educacional de período integral. Tal abordagem se faz necessária para atender aos planos estaduais e nacionais de educação que incentivam o aumento do período de permanência dos educandos na escola, ampliando a base pedagógica e oferecendo opções esportivas e culturais que promovam a cidadania. O propósito deste trabalho é elaborar o projeto de uma edificação escolar pública para o ensino fundamental de período integral. Este objetivo será alcançado mediante revisão bibliográfica e do estudo de caso da Escola Rubens Garcia de ensino fundamental na cidade de Machado/MG, que integra o projeto aluno em tempo integral do Estado de Minas Gerais e do estudo de caso da Escola Miguel Arcanjo na cidade de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o sistema de ensino Waldorf. A análise evidenciou a falta de espaços para usos específicos, a falta de acessibilidade, de conforto acústico e de mobiliário necessários para a ampliação do atendimento escolar de período regular para o integral, além de demonstrar a necessidade de criação de novos espaços.
Abstract: This work deals with the construction of a full-time educational center. Such an approach is necessary to meet the state and national plans of education that encourage the increase of the period of stay of the students in the school, expanding the pedagogical base and offering sports and cultural options that promote citizenship. The purpose of this work is to elaborate the project of a public school building for full-time elementary education. This objective will be reached through a bibliographical review and a case study of the Rubens Garcia Elementary School in the city of Machado / MG, which integrates the full-time student project of the State of Minas Gerais and the Miguel Archangel School case study in the city Of Belo Horizonte / MG, which works with the Waldorf education system. The analysis showed the lack of spaces for specific uses, the lack of accessibility, the acoustic comfort and furniture necessary for the expansion of school attendance from the regular period to the integral, in addition to demonstrating the need to create new spaces.
Palavras-chave: Arquitetura
Educação
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/846
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.