Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSTA PROJETUAL DE UM CENTRO DE ARTES E CULTURA NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE VARGINHA-MG COMO INSTRUMENTO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA
Título(s) alternativo(s): LUÍS PHILLIPE GRANDE SARTO
Autor(es): Sarto, Luís Phillipe Grande
Primeiro Orientador: Veloso, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa e proposta projetual de um espaço cultural no centro da cidade de Varginha-MG, com o propósito de requalificar o espaço, bem como incentivar e promover práticas artísticas como forma de valorização da cultura e do patrimônio, o que contribuirá para fortalecer e ampliar a compreensão da diversidade e suas linguagens. Assim, levando em consideração a carência de espaços relacionados a tais objetivos na cidade, a proposta apresenta-se como importante instrumento onde o indivíduo é visto como protagonista na produção de uma identidade sociocultural no seu próprio tempo e espaço. Diante disso, a pesquisa foi dividida em três partes: a primeira aborda o embasamento teórico necessário para a compreensão da problemática que envolve o tema. A segunda parte traz uma análise e diagnóstico da área de intervenção como forma de compreender o espaço urbano e suas características. Por fim, na terceira parte, um estudo volumétrico e conceitual como proposta de projeto. Como resultado, pode-se destacar a contribuição desta pesquisa para ampliar a discussão acerca do impacto da arquitetura no uso do espaço urbano, da valorização patrimonial, assim como da arte enquanto ferramenta no rol das possibilidades favorecedoras na formação de cidadãos mais críticos, capazes de compreender e ressignificar sua própria cultura, sua cidade.
Abstract: This paper presents a research project and proposal design of a cultural space in the heart of the city of Varginha-MG, aimed at upgrading the space, as well as the encouragement and promotion of practices and artistic activities as a way of valuing culture and heritage, which will help to strengthen and broaden the understanding of diversity and their languages. Thus, taking into account the lack of spaces related to these goals in the city, the proposal is presented as important instrument where the individual is seen as protagonist in the production of a cultural identity in your own time and space. Given this, the research was divided into three parts: the first discusses the theoretical basis necessary for the understanding of the issues surrounding the topic. Then the second part brings an analysis and diagnosis of the area of intervention as a way to understand the urban space and its characteristics. Finally, in the third part, a volumetric study and conceptual design proposal. As a result, you can highlight the contribution of this research to broaden the discussion about the impact of architecture on the use of urban space, asset valuation, as well as of art as a tool capable of enabling the formation of citizens more critics, capable of understanding and resign your own culture, your city.
Palavras-chave: Centro Cultural
Requalificação
Patrimônio
Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/847
Data do documento: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.