Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/854
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO DE CASO DA PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA EM UMA EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR DE ALTO PADRÃO
Título(s) alternativo(s): ALESSANDRA CRISTIANO REIS
Autor(es): Reis, Alessandra Cristiano
Primeiro Orientador: Bueno, Leopoldo Freire
Resumo: O presente trabalho compreende um estudo de caso da produtividade da mão de obra para o serviço de alvenaria de vedação em uma edificação residencial unifamiliar no município de Varginha. A mão de obra é um dos recursos de maior imprevisibilidade na construção e representa cerca de 50% do valor total da obra. Como a construção civil não é uma ciência exata, é importante para o gestor conhecer a produtividade da sua equipe para saber os fatores que podem torná-la mais eficaz. Foram realizadas visitas diárias na obra no período de 17 dias para quantificar a alvenaria executada, calcular a produtividade da equipe da obra em questão e analisar os fatores que afetam essa produtividade. O índice de produtividade da equipe foi comparado com o índice do Sistema Nacional de Preços e Índices da Construção Civil – SINAPI.
Abstract: The present work is a case study of labor productivity for the alvariation service of a single-family residential building in the municipality os Varginha. A workforce ir more unpredictable is construction and accounts for about 50% of the total value os the work. As a civilization is not an exact science, it is important for the manager to know the productivity of his team to know the factors that can become more effective. Daily visits to the site were carried out over a period of 17 days to quantify an alvariance, to calculate the productivity of the work in question and to analyze the factors that affect this productivity. The productivity index of the team was compared with the National Index of Prices and Prices of Civil Construction – SINAPI.
Palavras-chave: Produtividade
Alvenaria
Mão de Obra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/854
Data do documento: 25-Nov-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC I - Alessandra Cristiano Reis .pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.