Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/887
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: ACEITABILIDADE DE PREPARAÇÕES SAUDÁVEIS EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE VARGINHA-MG
Other Titles: ALESSANDRA BERNARDES DE MELO
metadata.dc.creator: Melo, Alessandra Bernardes de
Vilela, Brunna Sullara
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata-se de uma análise sensorial de preparações saudáveis com escolares e se fez necessária devido à ingestão crescente de alimentos prontos para o consumo, que são ricos em gordura e açúcares, sendo estes prejudiciais à saúde dos indivíduos. Tem como finalidade avaliar a aceitabilidade das preparações oferecidas aos escolares. Este propósito foi conseguido por meio de análise sensorial com auxilio da escala hedônica de cinco faces, com comparação de aceitabilidade de cada preparação industrializada e caseira oferecidas aos alunos de uma escola particular em Varginha, Sul de Minas Gerais. A pesquisa evidenciou que o iogurte caseiro obteve maior aceitabilidade quando comparado ao industrializado e o bolo industrializado obteve maior aceitabilidade quando comparado ao caseiro, embora os alunos apresentarem preferência pelo iogurte caseiro e pelo bolo industrializado, não houve diferença estatística (p > 0,05) quando comparados aos demais produtos. O ambiente escolar possibilita instruir-se sobre modificações que podem ser realizadas nas preparações consumidas no cotidiano de forma que fiquem mais nutritivas e que todos os alimentos sejam incluídos na alimentação de maneira prazerosa e saborosa.
Abstract: This work is a sensory analysis of healthy preparations with schoolchildren and has become necessary due to the increasing ingestion of ready-to-eat foods that are high in fat and sugars, which are detrimental to the health of individuals. Its purpose is to evaluate the acceptability of the preparations offered to the students. This purpose was achieved by means of sensorial analysis with the aid of the hedonic scale of five faces, with a comparison of the acceptability of each industrialized and homemade preparation offered to the students of a private school in Varginha, South of Minas Gerais. The research evidenced that homemade yoghurt was more acceptable when compared to yoghurt industrialized and industrialized cake was more acceptable when compared to homemade yoghurt, although students presented preference for homemade yogurt and processed cake, there was no statistical difference (p> 0.05) when compared to other products. The school environment makes it possible to learn about modifications that can be made to the daily consumed preparations so that they become more nutritious and that all foods are pleasantly and tastefully included in the diet.
Keywords: Nutrição
Hábitos alimentares
Análise sensorial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/887
Issue Date: 21-Nov-2018
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.