Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/89
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Vânia de Fátima Flores-
dc.creatorMelo, Rafaela Verena Silva-
dc.date.accessioned2018-10-02T11:22:44Z-
dc.date.available2018-10-02T11:22:44Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/89-
dc.description.abstractThis paper describes the significant performance of the Pedagogic Supervisor in the school context this approach is due to the fact that they observe in their daily, hard work in seeking to comply with the educational and bureaucratic demands which they are responsible for, whereas this work is much wide and complex than just behave in a bureaucratic way education system, this is their tasks include the realization of educational processes, leading to operate as a facilitator in the school environment. To exercise this function is of utmost necessity that these professionals are committed to learning processes, encourage the construction of knowledge with a holistic and systemic view and are innovative. Pedagogical supervision is aimed at teacher training and improving the education system. The purpose of this paper is how this professional will be able to put into practice its duties and functions through a collective work, the method used for this is the literature (WITTER, 2005) and (LAVILLE And DIONNE, 1999). To conclude the study showed that in reality the role of Educational Supervisor is still under construction, because even if their action is of paramount importance to education has few oped for the training and development of this professional.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve sobre a atuação do Supervisor Pedagógico de forma significativa no contexto escolar. Tal abordagem é devido ao fato de observar no dia a dia o seu ardo trabalho buscando atender as demandas pedagógicas e burocráticas, que também lhes competem.O supervisor pedagógico tem um papel bem mais amplo e complexo do que somente atuar no sistema de ensino burocrático. Sua atuação abrange a efetivação de processos educacionais, levando-o a atuar como agente facilitador no ambiente escolar. Supervisão que, no sentido restrito da palavra significa: “visão sobre”: função de ação ou efeito de supervisionar passa a ter um significado maior, objetivando ampliar os olhares sobre a educação. Para exercer tal função é de extrema necessidade que estes profissionais sejam comprometidos com os processos de aprendizagem, estimule a construção de conhecimentos tendo uma visão holística e sistêmica e que sejam inovadores. A supervisão pedagógica visa à capacitação docente, bem como a melhoria no sistema de ensino. A finalidade desta pesquisa é saber como este profissional conseguirá colocar na prática suas atribuições, funções através de um trabalho coletivo. Esta tarefa será conseguida mediante pesquisa bibliográfica. O estudo demonstrou que na realidade o papel do Supervisor Pedagógico ainda está em construção. Através dessa concepção, pode-se observar que o Supervisor Pedagógico tem uma importância significativa para a educação, porém pouco se volta para a capacitação e desenvolvimento deste profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2018-10-02T11:22:44Z No. of bitstreams: 1 Rafaela_Mono-converted.pdf: 377599 bytes, checksum: c274c457d7f0612fc3fe9d4bb3b5c59b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-02T11:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafaela_Mono-converted.pdf: 377599 bytes, checksum: c274c457d7f0612fc3fe9d4bb3b5c59b (MD5) Previous issue date: 2015-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupervisor Pedagógicopt_BR
dc.subjectAtribuiçõespt_BR
dc.subjectGestão Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PAPEL DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO COMO AGENTE FACILITADOR NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.title.alternativeRAFAELA VERENA SILVA MELOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela_Mono-converted.pdf368,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.