Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/907
Tipo: Artigo de Evento
Título: SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS: Estudo de viabilidade da instalação em uma residência em Boa Esperança-MG
Título(s) alternativo(s): JONATHAN JEAN BARBOSA SALVIANO
Autor(es): Salviano, Jonathan Jean Barbosa
Gaspar, Geisla Aparecida Maia Gomes
Resumo: Este trabalho trata de um sistema de captação de águas pluviais. Tal abordagem se justifica, pois apesar de a água doce ser um recurso ainda encontrada em grande quantidade no planeta, em determinadas épocas do ano e em algumas regiões do mundo, a demanda de água tem-se tornado um grande problema para ser suprido. Deste modo os sistemas de captação de águas pluviais ganham importante destaque para a economia e conservação dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade da implantação do sistema em uma residência. Este propósito será conseguido através de um estudo de caso em uma residência unifamiliar, em que que será proposto um sistema que fará a captação da água pelo telhado e a utilizará em tarefas em que não se exige água potável, como lavagem de pátios e descarga de vaso sanitário. A análise da residência demonstrou que é possível se obter uma boa economia mensal de água, o que além de possibilitar economia no preço da tarifa, também é uma medida de extrema relevância em um cenário de grande escassez de recursos hídricos.
Abstract: This work deals with a rainwater harvesting system. Such an approach is justified because although freshwater is still an abundant resource on the planet, at certain times of the year and in some regions of the world, water demand has become a major problem to be supplied. In this way the systems of rainwater capture gain important importance in the sense of economy and conservation of water resources. The objective of this work is to study the feasibility of the implantation of the system in a residence. This purpose will be achieved through a case study where a single family residence was analyzed, in which a system will be proposed that will collect water from the roof and use it in tasks where drinking water is not required, such as yard washing and discharge of toilet. The residency analysis showed that it is possible to obtain a good monthly water saving, which in addition to saving the price of the tariff, is also a measure of extreme relevance in a scenario of increasingly scarce water resources.
Palavras-chave: Água de Chuva
Captação
Sustentabilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/907
Data do documento: 20-Jan-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Civil EAD.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jonathan Jean Barbosa Salviano CIVIL.pdf818,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.