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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MELHORAMENTO DO PROCESSO DE RETIFICAÇÃO DAS CABEÇAS DAS VÁLVULAS DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS ABRASIVOS: óxido de alumínio e carboneto de silício
Título(s) alternativo(s): ARY DE SOUZA CARVALHO FILHO
Autor(es): Carvalho Filho, Ary de Souza
Primeiro Orientador: Guedes, Luiz Carlos Vieira
Resumo: Este trabalho demonstra o resultado da comparação do desempenho dos rebolos, óxido de alumínio e carboneto de silício, na retificação das cabeças das válvulas de motores de combustão interna. Tal abordagem é necessária devido à usinagem já existente, com rebolo de óxido de alumínio, não proporcionar resultados ideais ao processo. A finalidade deste estudo é demonstrar qual dos dois tipos de rebolos possui melhor desempenho como ferramenta no processo, melhorado o acabamento superficial das faces (região a ser usinada) das cabeças das válvulas e proporcionando melhor assentamento e vedação das mesmas, consequentemente, também melhorando o desempenho dessas válvulas no funcionamento do motor de combustão interna. Este objetivo será conseguido mediante ao estudo de caso da eficiência dos rebolos, onde se analisa granulometria, estrutura, dureza, tipo de material e aglutinante. Além de resultados obtidos através de uma máquina criadora de vácuo, que corroboram com os resultados alcançados no estudo da eficiência dos rebolos. O estudo evidenciou que o rebolo de óxido de alumínio, já existente no processo, é mais eficiente do que o rebolo de carboneto de silício sugerido para substituição, devido a sua maior compatibilidade de usinagem com ligas de aço cromo-níquel. Ligas estas presentes na constituição das cabeças das válvulas de motores a combustão interna. O estudo conclui que a adoção de aspectos não abordados nesse processo, como a presença de um fluido de refrigeração na retificação, se inseridos mediante a pesquisa, podem ser relevantes para os resultados finais.
Abstract: This work demonstrates the results of a comparison of the performance of grinding wheels, aluminum oxide and silicon carbide in the grinding of internal combustion engine valve heads. Such an approach is necessary due to the existing machining, with aluminum oxide grinding wheel, not to give ideal results to the process. The purpose of this study is to demonstrate which of the two types of grinding wheels has the best performance as a tool in the process, improving the surface finish of the faces (region to be machined) of the valve heads and providing better seating and sealing thereof. performance of these valves in the operation of the internal combustion engine. This objective will be achieved through a case study of the efficiency of the grinding wheels, where granulometry, structure, hardness, type of material and binder are analyzed. In addition to results obtained through a vacuum-making machine, which corroborate with the results achieved in the study of the efficiency of the grinding wheels. The study showed that the existing aluminum oxide grinding wheel is more efficient than the silicon carbide grinding wheel suggested for replacement due to its higher machining compatibility with chromium-nickel alloys. These are present in the constitution of the heads of valves of internal combustion engines. The study concludes that the adoption of aspects not addressed in this process, such as the presence of a cooling fluid in the rectification, if inserted through the research, may be relevant to the final results.
Palavras-chave: Usinagem
Rebolos
Válvulas
Óxido de alumínio
Carboneto de silício
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/949
Data do documento: 5-Dez-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

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