Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/959
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE USINAGEM CONVENCIONAL PARA CNC (CONTROLE NUMÉRICO COMPUTADORIZADO)
Título(s) alternativo(s): HIGOR ALESSI SANTOS GUIMARÃES
Autor(es): Guimarães, Higor Alessi Santos
Primeiro Orientador: Silva, Erik Vitor da
Resumo: Esse estudo visa destacar a importância e a viabilidade de modernização do setor de usinagem dentro da indústria metalúrgica, bem como mostrar as melhorias do desempenho dos processos produtivos e na qualidade dos produtos obtidos. O objetivo principal do trabalho é ressaltar a importância de equipar e modernizar o setor com tecnologia de ponta, tanto com máquinas como softwares. Para que haja a total satisfação da empresa no que se diz respeito a atividades de maior complexidade e qualidades de acabamento do produto final, aliado a isso seria notado uma melhoria significativa no processo produtivo e uma diminuição de custos com manutenção e paradas não programadas. Para tanto se adotou uma pesquisa através do estudo de caso, e abordou o problema de forma quantitativa e qualitativa, pro meio de um modelo proposto, percebeu a necessidade de aquisição de maquinário com novas matrizes tecnológicas, as quais se da um resultado muito mais satisfatório no processo produtivo.
Abstract: This study aims to highlight the importance and feasibility of modernizing the machining sector within the metallurgical industry, as well as showing improvements in the performance of the production processes and the quality of the products obtained. The main objective of the work is to emphasize the importance of equipping and modernizing the sector with state-of-the-art technology, both with machines and software. In order for the company to be completely satisfied with regard to activities of greater complexity and finishing qualities of the final product, allied to this would be a significant improvement in the production process and a decrease in maintenance costs and non-scheduled downtime. For that, a research was adopted through the case study, and it approached the problem quantitatively and qualitatively, through a proposed model, realized the need to acquire machinery with new technological matrices, which gives a much more satisfactory result in the productive process.
Palavras-chave: Viabilidade
Usinagem
Processos produtivos
Tecnologias de Ponta
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/959
Data do documento: 5-Dez-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Higor Alessi Santos Guimarães.pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.