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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTRUTURA DO ESPAÇO FÍSICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇAO FÍSICA PARA ALUNOS DEFICIENTES E COM MOBILIDADE REDUZIDA
Título(s) alternativo(s): LOHANE MARIE NAVES
Autor(es): Naves, Lohane Marie
Primeiro Orientador: Alves, Flávia Regina Ferreira
Resumo: A acessibilidade nas escolas públicas continua sendo um grande desafio na sociedade moderna, mesmo com todas as políticas pública, leis, regimentos, normativas e movimentos para a conscientização dessa realidade, ainda encontramos fatores que promovem e dificultam o acesso de pessoas deficientes nas escolas. Tentando reconhecer e identificar os fatores geradores dessas dificuldades de acessibilidade promovemos uma pesquisa bibliográfica onde foram aferidas e observadas medidas e normas arquitetônicas para a que as aulas de Educação Física transcorram através das adequações necessárias, para atendimento de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. Através deste trabalho esperamos garantir uma base de dados concisa e confiável para auxiliar no processo de inclusão das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física e que, necessariamente está relacionada à acessibilidade arquitetônica, pois, com a harmonia de uma arquitetura favorável ao acesso das pessoas com deficiência fica mais fácil garantir que as leis e políticas desenvolvidas nessa área sejam verdadeiramente efetivadas e oferecidas a esses indivíduos.
Abstract: Accessibility in public schools continues to be a great challenge in modern society, even with all the public policies, laws, regulations, regulations and movements to raise awareness of this reality, we still find factors that promote and hinder the access of people with disabilities in schools. Trying to recognize and identify the generating factors of these accessibility difficulties, we promoted a bibliographical research where measures and architectural norms were checked and observed so that Physical Education classes are carried out through the necessary adjustments, to attend students with disabilities and reduced mobility. Through this work, we hope to ensure a concise and reliable database to assist in the process of inclusion of people with disabilities in Physical Education classes, which is necessarily related to architectural accessibility, since, with the harmony of an architecture favorable to people's access people with disabilities make it easier to ensure that the laws and policies developed in this area are truly implemented and offered to these individuals.
Palavras-chave: Educação física
Acessibilidade
Inclusão
Escola
Pessoa com deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1883
Data do documento: 14-Dez-2016
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