Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1970
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : INTELIGÊNCIA COMUNICACIONAL NO CONTESTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Otros títulos : CLEITON MAGNO SILVA JUVENTINO
metadata.dc.creator: Juventino, Cleiton Magno Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Carina Adriele Duarte De
metadata.dc.description.resumo: A comunicação social é parte do entendimento no nível superorgánico do conhecimento cientifico. Nesta percepção, os ambientes sociais e coorporativos precisam encontrar soluções, já que comunicar é parte do propósito do relacionamento humano que se distingue dos outros. seres vivos pela sua capacidade de razão. Todavia, emoção e razão aplicadas e concebidas em seus extremos dificilmente irão constituir em beneficios ao individuo e á sociedade. Neste sentido o homem precisa ser compreendido como um ser racional e de paixão, ou emoções. Assim, considerando os conceitos apresentados nos estudos sobre comunicação organizacional e as próprias questões ligadas a sociedade e suas mudanças estruturais, foi possivel perceber primeiramente, que apesar de no discurso, a comunicação dentro das corporações serem apontadas como que de posição estratégica, na prática ela tem sido exercida nos patamares operacionais e táticos. Por apontar questões de ordem estratégicas para as organizações, o que se exige é a competència de aplicar inteligência a sua prática. A inteligência comunicacional, neste contexto, tratada no âmbito das ciências sociais é aquela praticada no equilibrio da razão e da emoção. Atua no fortalecimento de um projeto mais profundo e duradouro em termo de relacionamentos e auxilia no enfrentamento e solução de problemas de ordem adaptativas e alguns deles originados na própria falha comunicativa. Um campo carente de exploração, mas que apresenta ferramentas aplicáveis tanto ao cenário coorporativo quanto social.
Resumen : Social communication is part of the understanding at the superorganic level of scientific knowledge. In this perception, social and corporate environments need to find solutions, since communicating is part of the purpose of the human relationship that distinguishes itself from other living beings by its capacity for reason. However, emotion and reason applied and conceived in their extremes will hardly constitute benefits to the individual and to society. In this sense man must be understood as a rational being and passion, or emotions. Thus, considering the concepts presented in the studies on organizational communication and the issues related to society and its structural changes, it was possible to first realize that, although in the discourse, communication within corporations is perceived as having a strategic position, in practice has been exercised at operational and tactical levels. By pointing out strategic issues for organizations, what is required is the ability to apply intelligence to their practice. The communicational intelligence, in this context. dealt with in the social sciences is that practiced in the balance of reason and emotion. It acts in the strengthening of a deeper and more lasting project in terms of relationships and helps in the coping and solving of adaptive problems and some of them originated in the communicative failure itself. A field lacking exploration, but presenting toollicable to both the corporate ancial scenario.
Palabras clave : Inteligência Comunicacional
Razão
Comunicação Tática
Emoção
Comunicação organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1970
Fecha de publicación : 5-dic-2017
Aparece en las colecciones: Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cleiton Magno Silva Juventino 161257.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.