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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : MARKETING ESPORTIVO: O FUTEBOL ALÉM DAS QUATRO LINHAS
metadata.dc.creator: Cuconato, Hyan José Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Júnior, José Joel Corsini da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda os novos caminhos que o marketing esportivo vem seguindo. Especificamente, trata de como alguns clubes de futebol realizam ações de comunicação c marketing para se manter em evidência e na mesma linha de modernização em que ruma o referido esporte. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e buscas complementares, inicialmente em livros que abordam o marketing esportivo como um todo, e depois analisando casos recentes que se popularizaram no meio futebolístico. Todas essas pesquisas culminaram em uma apresentação em forma de produto final: uma proposta de alteração de identidade visual de um clube de futebol local e não muito bem estruturado, essa proposta visa modificações em seu escudo. Para a realização dessas modificações, procurou-se correlacionar as pesquisas bibliográficas envolvendo o marketing esportivo e alguns principios do design e linguagem visual.
Resumen : This final paper approaches the new ways which sports makerting is following nowadays. Specifically, it shows how soccer clubs uses communication and marketing actions to keep themselves modern and in the same evolutionary path as sport itself. Bibliographic and complementary researches were done, firstly in books that talk about sports marketing as a whole, and then analyzing recent cases that became popular in the soccer scenario. Every research and analysis done so far were put together in this paper and it culminated as a final product: a proposition of visual identity alteration of a local and not-so-well-structured soccer club. This proposal aims to modify it in a few stages: 1) a modification of the club's crest; II) new uniforms. In order to carry out those modifications, it was attempted to correlate the sports marketing bibligraphic researches with some principles of Design and Visual Language.
Palabras clave : IDENTIDADE VISUAL
MARKETING ESPORTIVO
FUTEBOL
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2046
Fecha de publicación : 27-feb-2017
Aparece en las colecciones: Jornalismo

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