Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2150
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA
metadata.dc.creator: Miranda, Taynara Paula Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Júnior, Ernani de Souza Guimarães
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo trata da importância da parceria entre família e escola. Essa parceria, facilita a aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. A finalidade desta pesquisa é apontar e refletir o que uma boa parceria entre família e escola interfere na vida do aluno. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográfica e de uma pesquisa empírica utilizando de roteiro de entrevista. Foram entrevistados quatro diretores, dois de escola públicas e duas da rede privada em um municipio do Sul de Minas Gerais. A pesquisa demonstrou que, segundo a percepção dos diretores, a parceria com a familia proporciona grandes resultados na vida acadêmica dos alunos, gerando impactos no rendimento acadêmico. Constatou-se ainda que os pais estão cada vez mais preocupados em participar da vida dos seus filhos no ambiente escolar, embora haja diferença na percepção dos diretores da rede pública e privada. Na rede privada de ensino a presença dos pais é realizada constantemente, enquanto que a participação das famílias da rede pública de ensino è inferior, ainda que as instituições busquem as intervenções necessárias para incentivar tal parceria.
Abstract: The present article deals with the importance of the partnership between family and school. This partnership facilitates students' learning in the school environment. The purpose of this research is to point out and reflect what a good partnership between family and school interferes in the life of the student. For this we used bibliographical research and an empirical research using an interview script. Four directors were interviewed, two from public schools and two from private hools in a municipality in the south of Minas Gerais. The research demonstrated that, according to the directors 'perception, the partnership with the family provides great results in the academic life of the students, generating impacts on the students academic performance. It was also observed that parents are increasingly concerned about participating in their children's lives in the school environment, although there is a difference in the perception of public and private school principals. In the private education network, the presence of parents is constantly carried out, while the participation of the families of the public school system is inferior, even though the institutions seek the necessary interventions to encourage such a partnership.
Keywords: FAMÍLIA
ESCOLA
EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2150
Issue Date: 21-Aug-2018
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taynara Paula Silva Miranda.pdf2,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.