Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2167
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: DESAFIOS DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR: o papel dos professores na construção de uma educação para a equidade
metadata.dc.creator: Silveira, Rafaela Imaculada
Richartz, Terezinha
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda os desafios da igualdade de gênero no espaço escolar. Tal abordagem se faz necessária, visto que analisar os desafios da Igualdade de Gênero desde a infancia torna-se fundamental, pois é conhecendo e discutindo sobre as diferenças que se pode chegar ao respeito às diversidades. Diante disso, o objetivo deste estudo é discutir o papel do educador nas mediações de alternativas que possam levar à igualdade de gênero no ambiente escolar, pois os educadores exercem um papel importante diante das situações e problemas encontrados em sala de aula e, além disso, torna-se imprescindivel o trabalho, desde os anos iniciais, com questões relacionadas ao tema, de maneira a compreender que os individuos são diferentes, mas não devem ser vistos como desiguais. Os objetivos pretendidos serão alcançados através de pesquisa bibliográfica, com obras, documentos e legislação, de maneira a trazer um embasamento teórico e legal sobre o assunto. Diante da importância da temática no ambiente. escolar, os dados da pesquisa apontam que se faz necessário repensar o papel dos professores como formadores de sujeitos e o cuidado com a reprodução dos estereótipos construídos pela sociedade Logo, torna-se fundamental uma boa formação destes educadores para que reconheçam a importância do trabalho com as temáticas relacionadas a gênero no contexto escolar.
Abstract: The essay addresses the equality challenges of gender in the school space. Such approach is extremely necessary since analyzing the equality challenges of gender from childhood becomes fundamental, as it is by knowing and discussing the diferences that can achieve the respect due the diversities. Therefore, the aim of this essay is to discuss the educator role in alternative mediation that may lead to the gender equality in the school space, since the educators play an important role towards situations and problems found in the class room, besides that, It has been essential educators work, from the early years with issues related to the theme, in order to understand that individuals are diferente, but They should not be seen as unequal. The intended objective will be achieved through bibliographic research, with works, documents and legislation, in order to bring a theoretical and legal basis on the subject. Hence the importance of the school space thematic, research data indicate that it is necessary to reconsider the role of the teacher as a mentor of people and the caution with the stereotypes reproduction built by the society Thus, a good training of this mentors is essential, so They recognize the importance of working with themes related to gender in the school context.
Keywords: GÊNERO
IGUALDADE
EQUIDADE
ESTERIÓTIPOS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2167
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela Imaculada da Silveira.pdf215,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.