Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2449
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo
Título(s) alternativo(s): Khristiane Lima Pedroso
Autor(es): Pedroso, Khristiane Lima
Resumo: Este trabalho descreve sobre o lúdico na Educação Infantil: uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo. Tal abordagem se faz necessária para investigar como as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento cognitivo da criança. O objetivo desta pesquisa é analisar a literatura e colher dados acerca da influência das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo da criança. Este objetivo será obtido a partir da revisão bibliográfica. Essa pesquisa demonstrou que é através do auxílio da atividade lúdica que a criança irá desenvolver algumas habilidades como: atenção, imaginação, estabelecer conceitos e relações lógicas, criatividade, raciocínio, seleção de ideias, criação de vínculos, percepções e expressão. Essas habilidades exercem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança, uma vez que ordenam suas experiências e ainda auxiliam o ajuste dos processos em andamento.
Abstract: This work describes about the ludic in Early Childhood Education: a tool for cognitive development. Such an approach is necessary to investigate how playful activities contribute to the child's cognitive development. The objective of this research is to analyze the literature and collect data about the influence of playful activities on the child's cognitive development process. This attempt will be achieved from the literature review. The research showed that it is through the playful activity that the child will develop some skills such as: attention, imagination, establishing concepts and logical relationships, creativity, reasoning, selecting ideas, creating bonds, perceptions and expression. It plays an important role in children's cognitive development as it systematizes their experiences and also collaborates in the organization of ongoing processes.
Palavras-chave: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento cognitivo
Lúdico
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2449
Data do documento: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo SIMGETI com identificação Khristiane Lima Pedroso.pdf171,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.