Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2451
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: ALFABETIZAÇÃO: níveis da escrita de acordo com Emília Ferreiro
Other Titles: Iris Aparecida Maximiano de Carvalho
metadata.dc.creator: Carvalho, Iris Aparecida Maximiano de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda os níveis da escrita de acordo com Emília Ferreiro. Tal abordagem se faz necessária pois a escrita tem suma relevância na formação do aluno, pode-se afirmar que ela é o ingresso para a cultura, o saber tecnológico e científico. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar a teoria de Emília Ferreiro sobre o processo de leitura e escrita, identificar as contribuições de Emília Ferreiro para a alfabetização, e, em especial, investigou o processo de aquisição da escrita baseado nos quatro níveis de hipótese: pré-silábica, silábica, silábico- alfabética e alfabética, conforme a teoria da referida autora. Este intento foi alcançado através da revisão bibliográfica, que se sucedeu em um levantamento de importantes obras publicadas que direcionou o trabalho científico. Essa pesquisa comprovou que os estudos de Emília Ferreiro representam expressiva contribuição para compreender o processo de aquisição da leitura e escrita, pelo qual as crianças passam.
Abstract: This work approaches the levels of writing according to Emília Ferreiro. Such an approach is necessary because writing is of paramount importance in the formation of the student. Writing is the gateway to culture, technological and scientific knowledge. Thus, the objective of this study is to know Emília Ferreiro's theory about the process of reading and writing, to identify Emília Ferreiro's contributions to literacy, and, in particular, to investigate the process of writing acquisition based on four levels of hypothesis.: pre-syllabic, syllabic, syllabic-alphabetic and alphabetic, according to the theory of Emília Ferreiro. This aim will be achieved through the bibliographic review, followed by a survey of important published works that will direct the scientific work. The research found that Emília Ferreiro's studies significantly contribute to understanding the acquisition process of reading and writing, which children go through.
Keywords: Alfabetização
Emília Ferreiro
Psicogênese da Língua Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2451
Issue Date: 27-Jan-2023
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Iris Aparecida Maximiano de Carvalho.pdf169,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.