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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO DE ESCOLAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Título(s) alternativo(s): Regiane Pereira Lemes Costa
Autor(es): Costa, Regiane Pereira Lemes
Primeiro Orientador: Melo, Carina Adriele Duarte de
Resumo: Esta pesquisa propõe abordar a importância da História e Cultura africana e afro- brasileira no currículo de escolas de educação básica no Brasil, tendo como foco os anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como a História e Cultura africana e afro-brasileira têm sido abordadas no currículo de escolas de educação básica no Brasil. O objetivo específico é analisar criticamente como um livro didático do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, no Sul de Minas Gerais, aborda os temas explicitados na Lei 10.639 e discorrer sobre a importância de as escolas valorizarem os temas da cultura africana no currículo das escolas do Brasil. A metodologia é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam para a necessidade de retomar a discussão de uma forma mais direta, já que História e Cultura africana e afro-brasileira não têm sido abordadas no currículo de escolas de educação básica, conforme prevê a legislação para a promoção do multiculturalismo, do respeito e do enfrentamento ao racismo estrutural desde a infância.
Abstract: ABSTRACT This research proposes to address the importance of African and Afro-Brazilian History and Culture in the curriculum of basic education schools in Brazil, focusing on the initial years of Elementary Education. In the cultural sphere, the term multiculturalism uses the prefix multi, IX SIMGETI e XXII EIC– Grupo Educacional Unis – Varginha, 27 e 28 de novembro de 2023 ISSN: 2447-7303 which, in the dictionary, indicates a lot, numerous. Multiculturality implies a set of cultures in contact, but without mixing: it is about several cultures on the same level. Within this aspect, on January 9, 2003, President Luiz Inácio Lula da Silva sanctioned Law No. 10,639. This law is considered a milestone in Brazilian education, as it made teaching African and Afro-Brazilian history and culture mandatory. Therefore, the general objective of this research is to analyze how African and Afro-Brazilian History and Culture have been approached in the curriculum of basic education schools in Brazil. The specific objective is to critically analyze how a textbook of the 3rd year of fundamental of a public school, in the south of Minas Gerais, addresses the themes explained in Law 10.639 and discuss the importance of schools valuing the themes of African culture in the curriculum of schools in Brazil. The methodology is bibliographical research. The results point to the need for public policies to combat structural racism.
Palavras-chave: História africana e afro-brasileira
Ensino Fundamental
Currículo
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2628
Data do documento: 27-Nov-2023
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