Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2629
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : DE REPENTE CRESCI: a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Otros títulos : Valéria Martins
metadata.dc.creator: Martins, Valéria
metadata.dc.description.resumo: A transição escolar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um acontecimento considerável na trajetória escolar das crianças. Um começo de uma nova caminhada repleta de novas descobertas, aprendizagens, desenvolvimentos e de muitas mudanças que acabam mexendo com os sentimentos e gerando pequenas tensões nas crianças. Para tanto, o presente estudo bibliográfico objetiva conhecer as características e dinâmica do processo de aprendizagem da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ano). Como também entender o contexto escolar e suas práticas com as crianças de cinco e seis anos na transição de um segmento para o outro. Verificou-se que nem sempre essa transição acontece de forma afável e o nível de exigências e cobranças torna-se muito alto. Dessa forma, apresentar práticas pedagógicas possíveis para uma transição mais afetiva, fazendo com que o processo de transição se torne leve e prazeroso.
Resumen : The school transition from Early Childhood Education to Elementary Education is a considerable event in children's school careers. The beginning of a new journey full of new discoveries, learning, developments and many changes that end up affecting feelings and generating small tensions in children. To this end, this bibliographic study aims to understand the characteristics and dynamics of the learning process in Early Childhood Education and Elementary Education (1st year). How to also understand the school context and its practices with five and six year old children in the transition from one segment to the other. It was found that this transition does not always happen in a friendly way and the level of demands and demands becomes very high In this way, we present possible pedagogical practices for a more affective transition, making the transition process light and pleasant.
Palabras clave : Transição
Educação Infantil
Criança
Ensino Fundamental.
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2629
Fecha de publicación : 6-dic-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Valeria Martins.pdf416,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.