Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2652
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONFLITOS DE COMPETÊNCIA: o que pode acarretar no direito ambiental
Título(s) alternativo(s): RAISSA VITÓRIA FERREIRA
Autor(es): Ferreira, Raissa Vitória
Primeiro Orientador: Calenzani, Valentim
Resumo: Este artigo tem como objetivo a identificação dos conflitos encontrados entre as competências legislativa, administrativa em matéria ambiental, por meio da análise de uma decisão do STF que trata da exigência de complementação de estudos de impacto ambiental, como condiçãopara a resolução de conflitos de interesses na esfera judicial. Tomando-se por base a teoria sobre o direito como integridade, bem como o princípio da proporcionalidade e o do eco proporcionalidade, questiona-se a interpretação dos limites do interesse local na concessão do licenciamento ambiental e o ativismo judicial. Para tanto, utilizar-se-á o método hipotético-dedutivo baseado na pesquisa explicativa e qualitativa, com base na revisão bibliográfica, na legislação brasileira.
Abstract: This article aims to identify conflicts found between legislative and administrative competencies in environmental matters, through the analysis of a STF decision that deals with the requirement to complement environmental impact studies, as a condition for resolving conflicts of interest. in the judicial sphere. Based on the theory of law as integrity, as well as the principle of proportionality and eco- proportionality, the interpretation of the limits of local interest in granting environmental licensing and judicial activism is questioned. To this end, the hypothetical-deductive method will be used based on explanatory and qualitative research, based on a bibliographic review, in Brazilian legislation.
Palavras-chave: Competência legislativa
Princípio da proporcionalidade
Hermenêutica
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2652
Data do documento: 25-Nov-2023
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa Vitória Ferreira.pdf200,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.