Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/397
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DENTRO DAS ESCOLAS
Otros títulos : NATHALIA ASSIS LOPES
metadata.dc.creator: Lopes, Nathália Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Humberta Porto Gomes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o preconceito racial existente na sociedade e a necessidade de combatê-lo através da educação. Tal abordagem se justifica devido ao grande preconceito racial existente no Brasil, mesmo sendo um país com grande diversidade cultural, formado a partir de diferentes povos, contudo, essa realidade discriminatória pode ser modificada através da educação. O objetivo desta monografia é discutir a importância de trabalhar com a cultura afro-brasileira e as diferenças raciais dentro das escolas, principalmente nos anos iniciais, como um meio de combate ao preconceito. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica de livros e artigos científicos relacionados ao tema. O estudo comprovou que as crianças mesmo não sabendo claramente o conceito de preconceito, o praticam por diversas influências e para combater o mesmo é necessário inserir um trabalho relacionado com as questões raciais dentro das escolas, principalmente nos anos inicias, quando ainda estão sendo construídas as noções de certo ou errado.
Resumen : This work deals with the racial prejudice that exists in society and how to fight it through education. Such an approach is justified due to the large racial prejudice that exists in Brazil, despite being a country with great cultural diversity, formed from different people, however, this situation can be changed through education. The purpose of this article is to discuss the importance of working with Afro-Brazilian culture and racial differences inside the schools, particularly in the early years, as a means of combating prejudice. This purpose will be achieved by literature review of books and scientific articles related to the topic. The study found that children, even not knowing clearly the concept of prejudice, they practice it by several influences and to combat it is necessary to insert a work related to racial issues within schools, especially in the initial years, when are still being built the notions of right and wrong.
Palabras clave : Preconceito
Racismo
Superação
Escola
Diversidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/397
Fecha de publicación : 30-nov-2016
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DENTRO DAS ESCOLAS (1).pdf481,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.