Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/505
Tipo: Artigo de Evento
Título: MARKETING EDUCACIONAL: a importância da captação e fidelização de alunos para o financiamento das atividades das instituições privadas de ensino fundamental e médio
Título(s) alternativo(s): CÉSAR HENRIQUE BARRETO FERREIRA
Autor(es): Ferreira, César Henrique Barreto
Vasques, Letícia Veiga
Resumo: Este trabalho aborda o tema Marketing Educacional: a importância da captação e fidelização de alunos para o financiamento das atividades das instituições privadas de ensino fundamental e médio. Tal abordagem se justifica pelo fato de as instituições particulares necessitarem de aumentar sua participação no mercado com vistas a financiar práticas pedagógicas de alta qualidade e conseguir sobreviver em um mercado altamente competitivo. O objetivo deste trabalho é analisar a relevância de se utilizar as ferramentas do Marketing Educacional para prospecção e retenção de alunos/clientes nas escolas privadas de ensino fundamental e médio. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica dos estudos relacionados às teorias de marketing educacional, gestão da marca escolar, pesquisa de marketing, mix de marketing, propaganda e promoção, marketing através da internet e das redes sociais e captação/fidelização de clientes. Será realizado o estudo de caso da Escola São João, do município de Campanha (MG), conveniada ao Sistema Positivo de Ensino, com o objetivo de compreender como a escola conseguiu crescer sua participação no mercado e, consequentemente, regularizar suas finanças através do uso do marketing para captação e fidelização de alunos/clientes. A pesquisa comprovou a eficácia da adoção das estratégias do marketing educacional para os fins pretendidos. Demonstrou ainda de que maneira as instituições escolares tem se apropriado das teorias administrativas como forma de aprimorar o trabalho mercadológico da escola frente à concorrência.
Abstract: As instituições particulares de ensino fundamental e médio, querendo perpetuar seu trabalho no mercado atual, devem se preocupar em oferecer serviços educacionais de alta qualidade e satisfazer as reais necessidades e desejos de seus alunos/clientes. Conforme demonstrado no desenvolvimento do artigo, as escolas devem ser geridas, na medida do possível, como empresas e precisam estar atentas às questões mercadológicas diante da forte concorrência do setor. Como aliada, devem lançar mão das estratégias de marketing educacional com vistas à realização de um trabalho eficiente e efetivo de captação e fidelização de clientes. O trabalho se propôs a realizar um apanhado das principais vertentes teóricas do estudo de marketing e sua aplicabilidade na realidade das instituições de ensino. A pesquisa ainda contou com o estudo de caso da Escola São João, de Campanha (MG), que corroborou significativamente para a resposta ao problema suscitado no início do trabalho e hipóteses subjazidas por ele. Podemos afirmar, pelos números da escola, a eficiência das estratégias de marketing educacional, quando bem aplicadas, com o objetivo de captação e fidelização de clientes. Este trabalho, em hipótese alguma, esgotou as possibilidades de discussão sobre o tema. Procurou-se destacar somente os pontos mais relevantes acerca do estudo do marketing educacional, temática que ainda requer bastante estudo devido à sua importância e riqueza para a academia, empresas educacionais e sociedade.
Palavras-chave: Marketing
Captação
Instituições de Ensino fundamental e médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/505
Data do documento: 14-Mai-2016
Aparece nas coleções:9º Congresso Pós-Graduação UNIS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.