Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/59
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PSICOMOTRICIDADE INFANTIL: a arte de brincar e aprender através do lúdico
Other Titles: JULIANA MACIEL DE SOUZA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Juliana Maciel de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Mônica Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia analisa a psicomotricidade infantil, a arte de brincar e aprender através do lúdico. Tal abordagem se faz necessária uma vez que o lúdico auxilia na mediação entre o mundo relacional e o faz de conta; e a psicomotricidade interage com o movimento corporal no tempo e espaço desse universo lúdico. O lúdico tem grande valor educativo, pois possibilita à criança, uma aprendizagem através de vivências corporais, por meio das quais pode experimentar sensações e explorar as possibilidades de movimento do seu corpo e do espaço. O movimento corporal nesse “brincar” ocupa um lugar importante na vida de toda criança, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento. O objetivo desta monografia é pesquisar as contribuições da ludicidade, através do brincar, presentes em atividades psicomotoras, para o desenvolvimento da criança. Este propósito será conseguido mediante a pesquisa bibliográfica. As considerações argumentadas nesta monografia possibilitaram identificar o quanto a psicomotricidade infantil está inserida na arte de brincar e aprender através do lúdico, interagindo no processo de desenvolvimento e amadurecimento da criança.
Abstract: This monograph analyzes children's psychomotricity, in the art of playing, and learning through the ludic. Such an approach is necessary since the ludic helps in the mediation between the relational world and the “make-believe”, and the psychomotricity interacts with the body movement in the time and space of this ludic universe. The ludic has a huge educational value, because it enables the children to learn through body experiences, by which they can experiment sensations, and explore the space and their body movements’ possibilities. The body movement of this "play" takes an important place in every children’s life, having a fundamental function in their development. The objective of this monograph is to research the contributions of the playfulness, through play, that is present in psychomotor activities for the children’s development. This purpose will be achieved by bibliographic research. The considerations argued in this monograph have made it possible to identify how much the child psychomotricity is inserted in the art of playing and learning through the ludic, interacting in their development, and maturation.
Keywords: Lúdico
Psicomotricidade
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/59
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia Juliana Maciel-converted.pdf311,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.