Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/665
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE PARA UM TRICICLO A COMBUSTÃO ADAPTADO PARA CADEIRANTE
Título(s) alternativo(s): SILVINEI DINIZ MARTINS
Autor(es): Martins, Silvinei Diniz
Primeiro Orientador: Mudesto, Roberto Lazarino do Prado
Resumo: O presente trabalho pretende implantar o Controle Eletrônico de Estabilidade para a otimização da segurança em um triciclo a combustão adaptado para cadeirante, dando andamento a um projeto mecânico que necessita da parte eletrônica para ser finalizado. O objetivo com isso é implantar de modo eficiente e o mais econômico possível, um controle eletrônico de estabilidade desenvolvido a partir das novas tecnologias embarcadas, utilizando microcontroladores encontrados muito facilmente hoje no mercado e por isso muito mais economicamente viável em relação aos utilizados pelas grandes montadoras. Para tanto utilizar-se-á do estudo das literaturas referentes existentes, dos materiais já desenvolvidos e disponíveis hoje no mercado tecnológico, tais como sensores, atuadores e microcontroladores em especial o Arduino, Sistemas de Controle de Frenagem, assim como de simulações computacionais. Tal empreitada justifica-se pelo número cada vez maior de mortes e feridos no trânsito no mundo todo, praticamente obrigando um número cada vez maior de engenheiros e cientistas a se dedicarem cada vez mais no intuito de se desenvolverem sistemas de transporte, seja ele coletivo ou individual, mais seguros para toda sociedade. Chegou-se, dessa maneira, ao final, baseado em tudo o que se dispôs até aqui, a um resultado satisfatório do ponto de vista da segurança que é na verdade o real objetivo do trabalho, entretanto, o ajuste entre os dispositivos e a entrada de outros necessários para maior robustez do protótipo, traz a necessidade do contínuo aperfeiçoamento deste projeto em trabalhos futuros, visto que o assunto é sobremaneira inesgotável do ponto de vista tecnológico.
Abstract: The present work intends to deploy the electronic stability Control for the optimization of safety in a tricycle combustion adapted for wheelchair, giving progress to a mechanical design that requires electronics to be finalized. The goal with this is to deploy efficiently and more economical as possible, an electronic stability control developed from the new technology of embedded microcontrollers found very easily in the market today and so much more economically feasible compared to those used by the major automakers. To do so use the study of existing materials related literatures already developed and available in the market today, such as sensors, actuators and the Arduino microcontrollers, Brake control systems, as well as computer simulations. Such a contract is justified by the increasing number of deaths and wounded in traffic worldwide practically forcing a growing number of engineers and scientists to devote themselves more and more in order to develop transport systems, be it collective or individual, safer for the whole society. It was thus in the end, based on everything that had thus far, a satisfactory outcome from the point of view of security that is in fact the real purpose of the work, however, the adjustment between devices and other necessary input for greater robustness of the prototype, brings the need for continuous improvement of this project in future work, since the subject is greatly inexhaustible on the technological point of view.
Palavras-chave: Controle Eletrônico de Estabilidade
Sistema de Controle de Frenagem
Microcontrolador Arduino
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/665
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEFINITIVO.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.