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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS COZINHAS DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS URBANAS DA CIDADE DE GUAPÉ - MG
Otros títulos : GABRIELA APARECIDA FARIA
metadata.dc.creator: Faria, Gabriela Aparecida
Pereira, Marco Antônio Olavo
metadata.dc.description.resumo: As cozinhas das unidades de ensino costumam assemelharem-se mais a cozinhas domésticas que às cozinhas industriais, pois muitas não se encontram em locais apropriados para a produção de refeições, se tornando muito difícil à aplicabilidade das normas de higiene e controle dos alimentos, estabelecidas pela RDC n° 216. O objetivo dessa pesquisa visa realizar uma avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de instituições escolares públicas da cidade de Guapé-MG. Foram feitas as avaliações dessas condições em cinco instituições de ensino das redes municipais e estaduais, sendo um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), duas escolas municipais (EM1 e EM2) e duas escolas estaduais (EE1 e EE2). Os dados foram coletados por meio da aplicação de uma Lista de Avaliação das Boas Práticas de Manipulação (LABPM), baseada na legislação específica, que permite a detecção das não conformidades em unidades de alimentação. Como resultado verificou-se que todas as instituições de ensino apontaram em sua maioria não conformidades comuns nas cozinhas. Possibilitando uma discussão, onde a instituição EE1 foi a com menor percentual de adequação (33%), seguida da EE2 com 36%, EM2 com 38%, EM1 com 39% e CEMEI com 40%. Portanto conclui-se que todas as instituições foram classificadas no Grupo 3 (RUIM), atendendo menos que 50% dos itens avaliados de acordo com o percentual de adequação geral.
Resumen : The kitchens of the teaching units usually resemble more to home kitchens than the industrial ones, because many of them are not in apropriate places for cooking meals, becoming very difficult to apply the hygiene and food control standards established by RDC no. 216. The objective of this research is to carry out an evaluation of hygiene-sanitary conditions of kitchens in public school institutions in the town of Guapé-MG. It was done the evaluation of these conditions in five public school institutions of teaching of municipal and state networks, being a Municipal Center of Child Education (CEMEI), two municipal schools (EM1 and EM2), and two state schools (EE1 and EE2). The data were collected by an application of a List of Good Handling Practices Evaluation (LABPM), based on specific law, that allows the detection of non-conformities in feed units. As a result, it was found that all teaching institutions mostly pointed out common non-conformities in kitchens. Making possible a discussion, where the institution EE1 was the one with the the lowest percentage of adequacy (33%), followed by EE2 with 36%, EM2 with 38%, EM1 with 39%, and CEMEI with 40%. Therefore, it is concluded that all institutions were classified in Group 3 (BAD), attending less than 50% of the items evaluated according to the percentage of general suitability.
Palabras clave : Alimentação escolar
Higiene alimentar
Instituições escolares
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/884
Fecha de publicación : 21-nov-2018
Aparece en las colecciones: Nutrição
Nutrição

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