Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/96
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Título(s) alternativo(s): ABÍLIO PEREIRA BORGES
Autor(es): Borges, Abílio Pereira
Primeiro Orientador: Lopes, Alexandre de Oliveira
Resumo: A multiplicidade de ações e decisões que um engenheiro tem a realizar e tomar ante os diversos compromissos, para buscar a sobrevivência organizacional, faz com que não detenha suas atenções quanto ao ambiente de trabalho que oferece a seus funcionários. Em sua formação profissional raramente tem acesso a informações que demonstrem a importância das condições de trabalho para a satisfação e a manutenção da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente. Entender os fatores causais dos acidentes de trabalho é uma maneira importante de buscar estratégias no controle das perdas que eles podem gerar, observando a realidade de uma empresa, os equipamentos, os processos de trabalho, a forma com que os funcionários interagem com esse processo e assim se expõe ao risco. Com isso pode-se traçar uma lógica entre o risco e a sua conseqüência a ocorrência do acidente, tornando possível intervir nesta mecânica para que o risco não se materialize em dano. Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a legislação brasileira e sua evolução desde os primeiros textos sobre o tema até os dias de hoje, no que se refere à segurança aplicada a proteção em máquinas e equipamentos, aborda as formas de intervenção para assegurar a integridade dos operadores, como estas proteções devem ser instaladas, quais normas deve-se seguir para chegar a um sistema eficiente.
Abstract: The understandings of the causal factors of accidents at work are an important way to search for strategies to control the losses that they can generate, noting the reality of a company, equipment, work processes, the way employees interact with this process and thus expose themselves to risk. One can draw a logical relationship between the risk and its consequence the accident, making it possible to intervene in this mechanism so that the risk does not materialize in damage. This paper develops a reflection on the Brazilian legislation and its evolution from the earliest texts on the subject until today, when it comes to security protection applied in machinery and equipment, discusses the forms of intervention to ensure the integrity of the operators as these protections must be installed, which rules must be followed to arrive at an effective constitution.
Palavras-chave: Acidentes de Trabalho
Proteção
Máquinas e Equipamentos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Citação: BORGES, Abílio Pereira. Segurança na operação de máquinas e equipamentos. 2012. 38 p. TCC (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS, Varginha, MG, Ano 2012
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/96
Data do documento: 18-Dez-2012
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - FINAL.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.