Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1349
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Carvalho, Nivia Maciel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rego, Leny Lopes Motta
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pretende apresentar de forma reflexiva a importância da Inteligência Emocional no contexto escolar, tendo em vista que a escola adquire cada vez mais uma responsabilidade maior na formação dos alunos. Como as instituições são os locais onde se estabelecem de forma significativa as relações interpessoais, a educação emocional torna-se um ponto fundamental. Sendo assim, como resultado deste estudo de caráter bibliográfico, tendo como base a teoria de Daniel Goleman, observou-se a possibilidade e reconhecimento da relevância desta competência que auxilia não só a melhora do desempenho acadêmico, como também a redução de atos de violência e até mesmo o desenvolvimento da habilidade de estabelecer relações mais saudáveis.
Abstract: The following work trie topresent in a reflexiveway, the importance of Emotional Intelligence in the school context, considering that, the school acquires more and more responsibility in the formation of students. As school are the place where more interpersonal relationships are established, emotional education become a fundamental point. Thus, as a result of this bibliographical study focusedon the theories of Daniel Goleman, it was possible to recognize the relevanceog this competence that assistssince the in creased academic performance, reducing the number of violence and eventhe ability to establish relationships.
Keywords: Inteligência emocional
Contexto escolar
Desempenho acadêmico
Violência
Relações interpessoais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1349
Issue Date: 9-Aug-2020
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NIVIA.pdf517 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.