Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/463
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Other Titles: ANA PAULA ALVES DA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula Alves da
Guedes, Matheus
metadata.dc.description.resumo: As amplas mudanças pelas quais vem passando a humanidade, devidas ao processo de globalização do mundo, acabam por possibilitar um engajamento maior de todas as pessoas. À medida que as distâncias de tempo e espaço diminuem, culturas se confrontam, diferenças e distinções sociais se confirmam no panorama público. A educação é a referência de que a prática do saber carece ser um método de atitude ativa e constante. As relações socioculturais desiguais, muitas vezes, acabam por produzir a exclusão dos grupos com uma natureza cultural que não corresponde a dos dominantes. O acesso cada vez mais freqüente de pessoas à informática para fins trabalhistas tem contribuído para uma reflexão sobre esse assunto. Para atender a esse contingente, os estabelecimentos de ensino necessitam rever suas práticas, desenvolver novas competências e propor estratégias de aprendizagem condizentes com as reais necessidades de sua clientela. Muito se discute sobre o importante papel da Internet e da Educação a distância como instrumentos de mudança social frente a uma realidade excludente. O artigo visa o desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de informática onde os usuários vão desempenhar o papel central, compartilhando e renovando através de sua própria experiência, o conhecimento
Abstract: The broad changes that humanity has been undergoing, due to the process of globalization in the world, end up making possible a greater commitment of all people. As the distances of time and space decrease, cultures are confronted, differences and social distinctions are confirmed in the public panorama. Education is the reference that the practice of knowing lacks being a method of attitude active and constant. Unequal sociocultural relations often end up producing exclusion of groups with a cultural nature that does not correspond to the dominant ones. Increasingly frequent access to information technology for labor contributed to a reflection on this subject. In order to meet this quota, educational institutions need to review their practices, develop new skills and propose learning strategies that are consistent with the real needs of its clientele. Much is discussed about the important role of the Internet and of distance education as instruments of social change facing an exclusionary reality. The article aims to develop a virtual environment of teaching and learning where users will play the central role, sharing and renewing through their own experience, the knowledge.
Keywords: Globalização
Educação à Distância
Informática
Ambiente Virtual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/463
Issue Date: 14-May-2016
Appears in Collections:9º Congresso Pós-Graduação UNIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf565,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.