Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/513
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : METODOLOGIA PMBOK PARA O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO M.S.M.
Otros títulos : ERICK PEREIRA SEVERINO
metadata.dc.creator: Severino, Erick Pereira
Mello, Fabiane Albuquerque Macedo de
metadata.dc.description.resumo: As organizações, na atualidade, trabalham de modo enxuto, reduzindo gastos (com mão de obra e extinção de departamentos) para ao aumento dos lucros – como é o caso do M.S.M, caso estudado neste artigo. O mesmo mostrou o impacto sofrido, pela falta (ou inexistência) de comunicação entre seus departamentos, com a simples elucidação acerca dos acontecidos durante o processo de aquisição de um maquinário. A realidade da organização passou a demandar por um projeto de gestão para a melhoria da comunicação. Deste modo,objetivou-se apontar a metodologia PMBOK como adequada para a implantação de um departamento de comunicação na referida organização, para que os seus departamentos/processos passem a trabalhar em harmonia, reduzindo prejuízos, controlando gastos desnecessários e permitindo que os investimentos realizados se transformem em lucro com maior rapidez e presteza. Concluiu-se que, tanto por meio de recomendações da literatura especializada,quanto por meio do caso estudado, a tendência é a adoção de metodologias de gestão de projetos, enxergando a PMBOK como ferramenta adequada.
Resumen : Organizations today work lean, reducing costs (with labor and extinguishing departments) to increase profits - as it is the case of M.S.M, if studied in this article. The same showed the impact suffered, lack (or lack thereof) of communication between its departments, with the simple elucidation about what happened during the process of acquiring machinery. The reality of the organization began to demand for a project of management for the improvement of communication. In this way, it was aimed to point out the PMBOK methodology appropriate for the implementation of a communication department in the aforementioned organization, so that its departments / processes can start working on harm reduction by controlling unnecessary spending and allowing investments become more quickly and quickly. It was concluded that, both through recommendations from the specialized literature and the case studied, the tendency is to adopt PMBOK as an appropriate tool.
Palabras clave : Gestão de Projetos
Comunicação
PMBOK
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/513
Fecha de publicación : 14-may-2016
Aparece en las colecciones: 9º Congresso Pós-Graduação UNIS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
METODOLOGIA PMBOK PARA O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO.pdf766,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.