Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/516
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROCESSO
Other Titles: ROSIMEIRE GONÇALVES BRAGA OLIVEIRA
metadata.dc.creator: Oliveira, Rosimeire Gonçalves Braga
Carvalho, Viviel Rodrigo José de
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda questões sobre um serviço da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado – AEE. A escolha do tema se justifica primeiramente pela condição obrigatória da oferta do AEE pelos sistemas de ensino, mas também, por acreditar na sua importante função que é a de eliminar barreiras para a plena participação dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns, considerando suas necessidades específicas. O objetivo deste estudo é abordar os princípios estabelecidos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva sobre o AEE, considerando seus limites e possibilidades. Este propósito será conseguido através de revisão bibliográfica. Esta pesquisa apontou que a construção de caminhos para a efetivação do AEE não é tarefa fácil, é um processo que exige o envolvimento de todos os que estão se empenhando para que as escolas se tornem ambientes educacionais plenamente inclusivos.
Abstract: This article addresses questions about a service of special education in the perspective of inclusive education: Educational Service Specialist - ESA. The choice of theme was first justified by the mandatory requirement of the ESA's offer by education systems, but also for believing in their important function is to remove barriers to full participation of the target group students of special education in public schools, considering their specific needs. The aim of this study is to address the principles set out in the National Policy for Special Education in Inclusive Education Perspective on the ESA, considering its limits and possibilities. This purpose will be achieved through literature review. This survey showed that the construction of roads to the realization of the ESA is no easy task, it is a process that requires the involvement of all those who are striving for schools to become fully inclusive educational environments.
Keywords: Escola Inclusiva
AEE
Sala de recursos multifuncionais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/516
Issue Date: 14-May-2016
Appears in Collections:9º Congresso Pós-Graduação UNIS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.