Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/934
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : CRECHE PARQUE SÃO JOSÉ: o espaço relacional
Otros títulos : YARA DE ANDRADE BERNARDES
metadata.dc.creator: Bernardes, Yara de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Chagas, Daniella Coli
metadata.dc.description.resumo: O seguinte trabalho corresponde ao desenvolvimento do estudo preliminar para uma Instituição de Educação Infantil, localizada no município de Três Corações/MG, inserida no sistema municipal e tendo como público-alvo crianças com faixa etária de até três anos. A proposta do projeto será desenvolvida através de um embasamento teórico e da leitura das referências projetuais adotadas sobre o tema. Além disto, também será feita uma análise dos aspectos principais da área para implantação da creche e das legislações pertinentes ao projeto, a fim de viabilizar o desenvolvimento da proposta arquitetônica apresentada adiante. Um dos objetivos do projeto é a capacidade de fornecer ao espaço escolar, ambientes confortáveis, seguros e totalmente voltados para o universo infantil. As qualidades deste projeto não resultam apenas de um único aspecto, mas são resultado de muitos fatores, influenciados pelas formas dos espaços, pela organização funcional, pelas condicionantes ambientais, pela topografia e “acessibilidade”, requisito obrigatório para atender todos os indivíduos. Portanto, o resultado final do projeto pretende atingir as diretrizes de um espaço relacional, um ambiente não só composto por soluções estéticas e sim capaz de possibilitar a interação entre as crianças por meio das experiências vividas nos edifícios escolares.
Resumen : The following work corresponds to the development of the preliminary study for an Institution of Early Childhood Education, located in the city of Três Corações / MG, inserted in the municipal system and targeting children aged up to three years. The project proposal will be developed through a theoretical basis and the reading of the project references adopted on the theme. In addition, an analysis of the main aspects of the nursery implementation area and of the legislation pertinent to the project will also be made, in order to enable the development of the architectural proposal presented below. One of the objectives of the project is the ability to provide the school space with comfortable, safe and totally child-friendly environments. The qualities of this project do not only result from a single aspect, but are the result of many factors, influenced by the forms of spaces, functional organization, environmental constraints, topography and "accessibility", a mandatory requirement to meet all individuals. Therefore, the final result of the project intends to reach the guidelines of a relational space, an environment not only composed of aesthetic solutions but also capable of enabling interaction among children through experiences in school buildings.
Palabras clave : Creche
Educação Infantil
Arquitetura relacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/934
Fecha de publicación : 24-nov-2016
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Yara de Andrade Bernardes 158737.pdf18,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.